A primeira mulher a comandar a Polícia Municipal de Braga, comissária Andreia Parente, dos quadros da PSP, já tomou posse, na tarde desta quinta-feira, numa cerimónia pública presidida pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio.
O facto foi considerado como um marco histórico na polícia camarária bracarense, que tem muitas agentes no ativo, depois das duas comissões de serviço de três anos de dois outros comissários da PSP, primeiro Arantes Dias e depois Leandro Ferreira.
Andreia Cristina Ribeiro Parente, é detentora de mestrado integrado em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, após licenciatura em Comunicação Social, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A comissária Andreia Parente, tem passagens já, entre outros, pelo Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido das oficiais destacadas nas Jornadas Mundiais de Juventude, além de dinamizar o programa de pulseiras de localização Estou Aqui Adultos.
Ingressou na PSP como agente, em 2007, fazendo patrulhamentos e policiamento de proximidade, tendo em 2010 iniciado o curso de oficial, encontrando-se até 30 de setembro no Comando Distrital de Viana do Castelo da Polícia de Segurança Pública.
A dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Policiais do Curso de Formação de Oficiais de Polícia da comissária Andreia Parente versou “A extensibilidade da Competência Própria dos Órgãos de Polícia Criminal no Inquérito, Instrução e Julgamento”.
A prestação de serviço, por três anos, da comissária Andreia Parente, surge por solicitação do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, por proposta da vereadora da tutela, Olga Pereira, tudo tendo em conta o perfil daquela oficial da PSP.
Tal como O MINHO noticiou, em primeira mão, a comissária Andreia Parente, que até agora prestava serviço no Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, inicia hoje uma comissão de serviço de três anos à frente da Polícia Municipal de Braga.
A autorização foi conferida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, após a anuência da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, liderada pelo novo responsável pela PSP, superintendente-chefe José Augusto Barros Correia.
Numa primeira fase, o pedido teve logo o deferimento do comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, superintendente Rui Conde, tendo seguido a sua tramitação pela Direção Nacional da PSP e depois pelo Ministério da Administração Interna.
Para além dos vereadores da Câmara de Braga, entre os quais Olga Pereira, a vereadora da tutela, participaram na cerimónia outros oficiais que comandam as forças e os serviços de socorro e de segurança, no concelho e no distrito de Braga.
Entre os responsáveis da Polícia Municipal estiveram os coordenadores, Nuno Ribeiro e Paulo Barroso, ambos com a categoria profissional de agentes graduados principais, que têm vindo já a assegurar, alternadamente, o comando interino da corporação.