Seguir o O MINHO

Cávado

Presidente do Conservatório de Barcelos requer nulidade do despacho de pronúncia

em

O presidente do Conservatório de Música de Barcelos, Miguel Andrade, anunciou hoje que requereu a nulidade do despacho do juiz de instrução criminal que o pronuncia pelos crimes de abuso de confiança e abuso de cartão de crédito.


Segundo Miguel Andrade, em causa está, fundamentalmente, a “alteração substancial dos factos”.

O arguido estava acusado pelo Ministério Público (MP) de abuso de confiança mas pediu abertura de instrução e acabou pronunciado por um crime de abuso de confiança em concurso real com um crime de abuso de cartão de crédito ou garantia.

Em causa neste processo está a alegada apropriação, por parte de Miguel Andrade, de cerca de 430 mil euros da instituição.

Segundo o despacho de pronúncia do juiz de instrução criminal no Tribunal de Braga, o crime de abuso de confiança tem a ver com o facto de o arguido ter alegadamente guardado num cofre do seu escritório as receitas relativas às propinas.

O arguido ter-se-á apropriado, entre outubro de 2007 e março de 2011, de mais de 216 mil euros de propinas, dinheiro de que, como refere a acusação do Ministério Público, fez uso “a título pessoal”.

Perante o juiz de instrução, o arguido alegou que a ideia era subtrair aquelas verbas “ao espelho da contabilidade oficial”, para fazer pagamentos diversos, “embora a finalidade exata fosse evitar ter que exibir saldos elevados quando tivessem que instruir pedidos de subsídio junto das autoridades”.

Sublinhou que usou sempre aquelas verbas “no interesse” do Conservatório.

O arguido está ainda pronunciado pela alegada utilização do cartão de crédito da instituição num montante superior ao que lhe estava permitido.

O arguido admitiu ter excedido o montante mas declarou ter compensado esses valores com a sua remuneração e a da sua mulher, também da direção do Conservatório, e com o pagamento do sinal de um contrato promessa de compra de um terreno para a instituição.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Barcelos

Ruas de Barcelos iluminadas para o Natal

Natal

em

Foto: CM Barcelos

As ruas de Barcelos já estão iluminadas para o período de Natal e Ano Novo. O ‘acender’ das luzes ocorreu ao final da tarde desta sexta-feira, com Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara, a ligar o interruptor.

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

Foto: CM Barcelos

“Apesar das restrições impostas pela atual situação de calamidade e, eventualmente, por uma posterior declaração do estado de emergência, a Câmara Municipal não quis deixar de cumprir uma das tradições da época natalícia, iluminando as ruas da cidade com motivos decorativos alusivos a esta quadra”, escreveu a autarquia em nota enviada à imprensa.

“Desta forma, procura-se chamar o público a percorrer os espaços da cidade e a usufruir do encanto e da magia de Natal, proporcionados pela iluminação decorativa, e a incentivar à realização das compras no comércio local, mais ainda nas circunstâncias difíceis que o comércio e serviços atravessam devido à pandemia de covid-19”, refere a mesma nota.

A instalação da iluminação resulta da celebração de um contrato com a entidade “Bernardino Castro – Serviços Festivos, Lda”, pelo valor de 68.601,00 euros, acrescido de IVA, e decorre no mesmo espaço do ano passado, estendendo-se a outras ruas da cidade.

Continuar a ler

Barcelos

Delegado de saúde de Barcelos e Esposende infetado com covid-19

Covid-19

em

Foto: DR

O Coordenador da Unidade de Saúde Pública da ACES Barcelos/Esposende está infetado com covid-19. Ao que apurou O MINHO, Aristides Sousa, que é também delegado de saúde, encontra-se em casa a recuperar da infeção.

O profissional de saúde tem estado na chamada linha da frente em ambos os concelhos desde o início da pandemia, dando a cara e o corpo nos principais focos que foram assolando a região do baixo Cávado.

Segundo a nota metodológica do boletim epidemiológico divulgada na segunda-feira, a incidência cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes no concelho de Barcelos é de 799, muito acima dos 240 estipulados para que o concelho pertença ao grupo de risco com restrições face à pandemia.

Face ao aumento de novos casos diários, não nos é possível, de momento, indicar com precisão o número de casos ativos neste concelho.

Portugal contabiliza hoje mais 61 mortos relacionados com a covid-19 e 6.489 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.762 mortes e 249.498 casos de infeção, estando ativos 82.736, mais 1.352 do que na quinta-feira.

A DGS indica que das 61 mortes registadas nas últimas 24 horas, 33 ocorreram na região Norte, 15 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 12 na região Centro e uma no Algarve.

Há ainda mais 5.076 recuperados nas últimas 24 horas.

Continuar a ler

Barcelos

Câmara de Barcelos está a recrutar seis licenciados em psicologia

Emprego

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Barcelos abriu concurso público para o recrutamento de seis licenciados na área de psicologia.

Trata-se de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a categoria de técnico superior.

O salário é de 1.205 euros.

As candidaturas podem ser feitas até 03 de dezembro através da plataforma Balcão Único Online.

Mais informações podem ser consultadas na Bolsa de Emprego Público.

Continuar a ler

Populares