O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, foi filmado a simular dar “murros” em vereadores da oposição. O autarca repudiou a partilha das imagens captadas num momento de “humor e descontração” e já pediu desculpa pessoalmente aos visados.
No vídeo divulgado pelo Jornal Económico, Luís Nobre encontra-se na sala de reuniões da autarquia com um assessor e parece simular ataques a adversários políticos com uma máquina de boxe.
O autarca menciona quatro nomes de adversários políticos: Eduardo Teixeira, vereador do PSD e ex-candidato à presidência da Câmara nas últimas eleições; Cláudia Marinho, vereadora da CDU; Ilda Novo, vereadora da CDS-PP, e Paulo Vale, vereador do PSD.
Em declarações àquele jornal, o socialista lamentou a gravação e divulgação “ilegal e não autorizada” de “um momento de humor e descontração” com o seu gabinete.
Porém, salienta que tomou, de imediato, a iniciativa de chamar os vereadores envolvidos, apresentando desculpas pelo sucedido.
“Foi um momento privado. Não estava no exercício das minhas funções, mas sim num momento privado, uma oferta que o meu gabinete me fez” numa tradição natalícia da autarquia, esclarece Luís.
Ao Jornal Económico, os vereadores visados no vídeo em causa admitiram não o ter ainda visto, tendo tomado conhecimento do mesmo através do próprio presidente da Câmara.