Presidente da Câmara de Barcelos afasta-se temporariamente

Operação Teia
Presidente da câmara de barcelos afasta-se temporariamente
Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos. Foto: DR

Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos, vai dar entrada esta terça-feira com um pedido de substituição das funções por 29 dias. Com o requerimento, a vice-presidente Maria Armandina Saleiro assume o cargo.

No entanto, segundo avança a revista Sábado, Costa Gomes vai manter-se em funções. A substituição será, na prática, como se estivesse de férias ou no gozo de uma licença.

Câmara de Barcelos acredita que presidente “provará a sua inocência”

Além da prisão domiciliária, Costa Gomes está ainda proibido de contactar com funcionários da Câmara de Barcelos. E é isto que o seu advogado pretende ver esclarecido: se são apenas os funcionários no sentido “clássico” da palavra ou se o juiz incluiu também os titulares de cargos políticos – como vereadores e deputados municipais – que não sendo dos quadros da autarquia são, para efeitos penais, equiparados a funcionário.

Bloco de Esquerda defende eleições autárquicas intercalares em Barcelos

Em causa está a operação “Teia”, que se centra nas autarquias de Barcelos e Santo Tirso e no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e que investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto.

Costa Gomes está indiciado dos crimes de corrupção passiva e de prevaricação. O autarca de Santo Tirso, Joaquim Couto, renunciou ao seu cargo, e o presidente do IPO do Porto, Laranja Pontes, também deixou as suas funções.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Marcelo afirma que não podem ser minimizadas corrupções, falências da justiça ou indignações

Marcelo afirma que não podem ser minimizadas corrupções, falências da justiça ou indignações

Próximo Artigo
João miguel tavares alerta para os perigos de uma geração de adultos desencantados

João Miguel Tavares alerta para os perigos de uma geração de adultos desencantados

Artigos Relacionados