Preços na produção industrial sobem 15% na zona euro em janeiro

Segundo o Eurostat
Preços na produção industrial sobem 15% na zona euro em janeiro

Os preços na produção aumentaram 15% na zona euro e 16,4% na União Europeia (UE) em janeiro, face ao mesmo mês de 2022, puxados pelos setores da energia e dos bens de consumo não duradouros, segundo o Eurostat.

Já na comparação com dezembro de 2022, o indicador recuou 2,8% na zona euro e 2,2% na UE, de acordo com os dados hoje divulgados pelo serviço estatístico europeu.

Na variação homóloga, os preços da produção industrial no setor da energia subiram 20,5% na zona euro e 24,2% na UE, com o dos bens de consumo não duráveis (como alimentos e medicamentos) avançado, respetivamente, 15,4% e 16,4%.

Na variação em cadeia, o recuo deveu-se à quebra dos preços da produção industrial no setor da energia: 9,4% na zona euro e 7,9% na UE, sendo que sem esta componente, o indicador teria aumentado 1,1% em ambas as zonas.

Entre os Estados-membros, as maiores subidas homólogas nos preços da produção industrial observaram-se na Hungria (64,6%), Letónia (38,8%) e Eslováquia (34,5%), com a Irlanda (-7,2%) a apresentar o único recuo.

Na comparação mensal, o indicador teve as maiores diminuições na Irlanda (-25,2%), Suécia (-8,0%) e Letónia (-5,8%), com as principais subidas a serem registadas na Eslováquia (9,0%), República Checa e Hungria (5,8% cada) e Áustria (4,9%).

Em Portugal, os preços na produção industrial avançaram, em janeiro, 6,2% na comparação homóloga e recuaram 0,3% face a dezembro de 2022.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa de famalicão premiada na maior feira de desporto da europa com polo reversível

Empresa de Famalicão premiada na maior feira de desporto da Europa com polo reversível

Próximo Artigo
Moisés de lemos martins dá a última aula na universidade do minho

Moisés de Lemos Martins dá a última aula na Universidade do Minho

Artigos Relacionados