Arquivo

Guimarães: Vai ficar assim a escola básica de Pevidém

Investimento de 11,8 milhões de euros
Guimarães: vai ficar assim a escola básica de pevidém
Imagem: NVE

O Consórcio Costeira – Engenharia e Construção SA e NVE Engenharias SA reúne-se novamente para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica 2,3 de Pevidém, no concelho de Guimarães.

Como O MINHO noticiou, a obra, adjudicada por um valor superior a 11,8 milhões de euros, insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um “investimento estratégico na modernização da rede escolar do concelho”.

Em comunicado enviado a O MINHO, a NVE Engenharias SA revela que “o projeto prevê a reorganização e ampliação do complexo escolar com base em três grandes núcleos funcionais: as salas de aula, a zona administrativa e técnica, e os espaços de uso comum”.

“Será construído um novo volume que irá integrar, no piso térreo, a zona de acolhimento e espaços comuns como refeitório, cozinha e instalações sanitárias acessíveis, e no piso superior, uma nova biblioteca e alguns espaços dedicados às expressões artísticas”, prossegue a mesma nota.

Segundo a mesma fonte, será uma “requalificação profunda, com demolição seletiva de elementos obsoletos e reconstrução de várias áreas”.

“A intervenção inclui a substituição integral das coberturas e caixilharias, reforço térmico e acústico, renovação de revestimentos interiores e redes técnicas (eletricidade, águas, esgotos, aquecimento e ventilação). Serão também criadas salas de aula, laboratórios, oficinas tecnológicas, gabinetes de apoio e espaços de atendimento”, refere a NVE.

Destaque ainda para a reabilitação do pavilhão gimnodesportivo existente,” com remodelação dos balneários e áreas técnicas, melhoria do conforto térmico e introdução de medidas de eficiência energética. Os espaços exteriores serão completamente redesenhados, com a criação de zonas de recreio, percursos acessíveis, parque de estacionamento e um arranjo paisagístico que valoriza a integração urbana do conjunto edificado”.

De acordo com a NVE, “a empreitada tem ainda como preocupação central a sustentabilidade e eficiência energética, com a aplicação de soluções construtivas e tecnológicas que visam a redução dos consumos de energia e a melhoria do desempenho ambiental do edifício. Neste sentido, está prevista a instalação de painéis solares térmicos, sistema de iluminação LED, ventilação controlada e revestimentos com melhor desempenho térmico”.

Esta empreitada insere-se numa estratégia mais ampla da Câmara de Guimarães, que está a investir cerca de 30 milhões de euros na requalificação de três estabelecimentos de ensino do concelho, no âmbito de candidaturas financiadas pelo PRR.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais de 129. 600 inquilinos recebem apoio à renda em setembro

Mais de 129.600 inquilinos recebem apoio à renda em setembro

Próximo Artigo
Quatro desalojados após incêndio em santo tirso

Quatro desalojados após incêndio em Santo Tirso

Artigos Relacionados