Prazo para agricultores confirmarem apoio aos custos alargado até junho

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O Governo alargou, até 02 de junho, o prazo para os agricultores confirmarem que pretendem receber um apoio face à subida dos custos de produção associados à agricultura e à pecuária.

“Foi prorrogado até dia 02 de junho o prazo para os agricultores confirmarem a intenção de usufruir do apoio decorrente da medida excecional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária. Assim, os agricultores terão mais uma semana para aceder à área reservada do portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e formalizar a confirmação de interesse, não sendo necessária qualquer candidatura”, anunciou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

Em causa estão os apoios atribuídos no âmbito do Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares, no montante de aproximadamente 180 milhões de euros.

Deste valor, 140 milhões de euros destinam-se à compensação pelo aumento dos fatores de produção e 39 milhões de euros estão distribuídos entre o apoio para o gasóleo colorido e marcado e a eletricidade verde.

O Governo lembrou ainda que, no que diz respeito à atribuição do apoio extraordinário ao abastecimento de gasóleo colorido, “é importante, entre outros aspetos, o registo na plataforma de minimis”.

Este registo é automaticamente garantido pelo IFAP, mas o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes solicitou aos agricultores e produtores que, “com a maior brevidade possível”, verifiquem se a informação presente na identificação do beneficiário está completa.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Projeto de 5,6 milhões junta 20 entidades com produtos que reduzem risco de incêndio

Próximo Artigo

Ministro diz que não viu manifestações quando professores ficaram sem subsídios

Artigos Relacionados
x