Seguir o O MINHO

Cávado

Praias de Esposende mantêm galardão Bandeira Azul

Ambiente

em

Foto: CM Esposende / Divulgação

As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar o galardão para a época balnear 2021, merecedor da distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Em comunicado enviado hoje à imprensa, o município considera a atribuição do galardão às quatro praias de Esposende como uma “confirmação do cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental”.

As praias de Apúlia e Cepães figuram entre as que, em Portugal, estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada, sendo, por isso, “Praias Acessíveis”. Esposende destaca-se, ainda, por ter sido dos municípios pioneiros em criar duas praias destinadas a acolher animais de companhia.

“Apesar de todas as dificuldades decorrentes da pandemia, particularmente para as entidades que gerem as zonas balneares e para as que estão relacionadas com o setor do turismo, a manutenção da confiança na qualidade dos areais e das águas de Esposende representa um forte incentivo para a retoma que se pretende”, lê-se na nota de imprensa.

A autarquia destaca ainda “o reforço da vigilância e salvamento marítimo através de meios humanos e técnicos, com colocação de boias de salvamento que permitem, em casos de pré-afogamento, que qualquer pessoa possa socorrer a vítima”.

Populares