A praia de Ofir, em Esposende, assim como a de Cabedelo/Luziamar, em Viana, são, pelas 15:00 horas deste domingo, as únicas praias de mar com a lotação esgotada, segundo informações recolhidas por O MINHO junto da aplicação InfoPraia, que monitoriza a lotação das praias do país.
A temperatura alta que se faz sentir levou a que 800 banhistas, o número máximo recomendado pela Agência Portuguesa do Ambiente para as duas praias, procurassem ambos os areais.
Várias pessoas acabaram por ter de escolher outras praias, como Apúlia ou Suave Mar, depois de verem a sintética a indicar lotação máxima. Relatos indicam que a afluência acabou por causar filas de trânsito e estacionamento caótico nas imediações da praia de Ofir.
Relativamente às restantes praias marítimas, encontram-se com lotação elevada (mais de dois terços) as praias de Cabedelo (Viana), Pedra Alta/Castelo do Neiva (Viana), Paçõ/Carreço (Viana), Carreço (Viana), Afife (Viana), Arda/Bico (Viana), Cepães (Esposende), Vila Praia de Âncora (Caminha), Suave Mar Norte/Centro /Sul (Esposende), Moledo/Mergulho e Vapor (Caminha), Apúlia Norte (Esposende), Apúlia Couve Norte/Centro/Sul (Esposende) e Ramalha (Esposende).
Em termos de praias fluviais, há lotação esgotada em Verim (Póvoa de Lanhoso), Adaúfe (Braga), Faial (Prado) e Queimadela (Fafe), isto pelas 15:00 horas.
Lotação máxima de utentes por praia
Caminha
Moledo – 4.500
Vila Praia de Âncora – 2.700
Foz do Minho – 1.600
Forte do Cão/Gelfa – 500
Esposende
Suave Mar – 3.000
Apúlia – 2.000
Ramalha – 1.200
Apúlia Norte – 900
Ofir – 800
Cepães – 600
Rio de Moinhos – 100
Viana do Castelo
Arda/Bico – 1.400
Afife – 900
Paçô/Carreço – 900
Cabedelo – 800
Cabedelo/Luziamar – 800
Praia Norte – 600
Carreço – 600
Amorosa/Chafé – 400
Amorosa/Bico – 400
Pedra Alta (Castelo do Neiva) – 200
Algumas das normas, para além da lotação máxima, passam pela etiqueta respiratória e pelo distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos no areal.
Há um máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca. A distância mínima entre estes locais deve ser de três metros.
Atividades desportivas como raquetes, disco, futebol, não vão ser permitidas este ano por gerar movimentação. Atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares são permitidos.
A época balnear no Minho abriu a 27 de junho e termina a 30 de setembro.