Praia de Ofir com lotação esgotada (e várias outras ‘à bica’)

Info Praia

A praia de Ofir, em Esposende, assim como a de Cabedelo/Luziamar, em Viana, são, pelas 15:00 horas deste domingo, as únicas praias de mar com a lotação esgotada, segundo informações recolhidas por O MINHO junto da aplicação InfoPraia, que monitoriza a lotação das praias do país.

A temperatura alta que se faz sentir levou a que 800 banhistas, o número máximo recomendado pela Agência Portuguesa do Ambiente para as duas praias, procurassem ambos os areais.

Praia de Ofir. Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Várias pessoas acabaram por ter de escolher outras praias, como Apúlia ou Suave Mar, depois de verem a sintética a indicar lotação máxima. Relatos indicam que a afluência acabou por causar filas de trânsito e estacionamento caótico nas imediações da praia de Ofir.

Relativamente às restantes praias marítimas, encontram-se com lotação elevada (mais de dois terços) as praias de Cabedelo (Viana), Pedra Alta/Castelo do Neiva (Viana), Paçõ/Carreço (Viana), Carreço (Viana), Afife (Viana), Arda/Bico (Viana), Cepães (Esposende), Vila Praia de Âncora (Caminha), Suave Mar Norte/Centro /Sul (Esposende), Moledo/Mergulho e Vapor (Caminha),  Apúlia Norte (Esposende), Apúlia Couve Norte/Centro/Sul (Esposende) e Ramalha (Esposende).

Em termos de praias fluviais, há lotação esgotada em Verim (Póvoa de Lanhoso), Adaúfe (Braga), Faial (Prado) e Queimadela (Fafe), isto pelas 15:00 horas.

Lotação máxima de utentes por praia

Caminha

Moledo – 4.500
Vila Praia de Âncora – 2.700
Foz do Minho – 1.600
Forte do Cão/Gelfa – 500

Esposende

Suave Mar – 3.000
Apúlia – 2.000
Ramalha – 1.200
Apúlia Norte – 900
Ofir – 800
Cepães – 600
Rio de Moinhos – 100

Viana do Castelo

Arda/Bico – 1.400
Afife – 900
Paçô/Carreço – 900
Cabedelo – 800
Cabedelo/Luziamar – 800
Praia Norte – 600
Carreço – 600
Amorosa/Chafé – 400
Amorosa/Bico – 400
Pedra Alta (Castelo do Neiva) – 200

Algumas das normas, para além da lotação máxima, passam pela etiqueta respiratória e pelo distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos no areal.

Há um máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca. A distância mínima entre estes locais deve ser de três metros.

Atividades desportivas como raquetes, disco, futebol, não vão ser permitidas este ano por gerar movimentação. Atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares são permitidos.

A época balnear no Minho abriu a 27 de junho e termina a 30 de setembro.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x