Póvoa de Lanhoso foi “capital” da Proteção Civil

INEM abordou o apoio psicossocial em emergência

A demonstração de meios operacionais de todas as valências fizeram do concelho da Póvoa de Lanhoso a “capital” da Proteção Civil durante esta quarta-feira, envolvendo sinergias com diversas entidades que hoje se deslocaram à terra de Maria da Fonte.

Assinalando-se hoje o Dia da Mundial da Proteção Civil, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou esta importante data com uma exposição de meios que os diversos agentes dispõem, para melhor socorrer e prevenir todo o tipo de ocorrências.

Na exposição de meios, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, “sala de visitas” da Póvoa de Lanhoso, participaram, entre outros, a Proteção Civil Municipal, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Força Especial de Proteção Civil.

A GNR esteve também participou com equipas binómio homem-cão, Brigada de Minas e Armadilhas, Corpo de Intervenção, Destacamento Territorial, Núcleo de Programas Especiais, Serviço de Proteção da Natureza, e o Guarda Vidal, a sua mascote.

Foto: DR

Estiveram ainda o Exército Português, a Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Ave, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, todos em destaque.

Esta mostra incluiu a demonstração de ordem de obediência do binómio homem-cão e a detonação de pacote suspeito com explosivos, o que entusiasmou os presentes, especialmente os mais novos, curiosos com o desempenho dos canídeos da GNR.

O presidente da Câmara, Frederico Castro, acompanhado do vereador e do coordenador da Proteção Civil, Ricardo Alves e Pedro Dias, respetivamente, saudaram todos os presentes.

Durante a manhã, acorreram alunos e alunas das escolas, infantários e população em geral, para ficarem a conhecer os recursos e equipamentos que a Proteção Civil dispõe para dar assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Foto: DR

O apoio psicossocial do INEM

No período da tarde, teve lugar uma palestra, no Theatro Club, cujo tema foi “O papel do INEM no apoio psicossocial em contexto de emergência”, que contou com a presença do vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, a enquadrar os trabalhos.

A intervir nesta ação estiveram Rute Cerqueira, psicóloga, e Francisco Fernandes, enfermeiro, ambos do Instituo Nacional de Emergência Médica, dando conta do apoio psicossocial desenvolvido pelos seus profissionais face a contextos de emergência.

Nesta palestra foi abordado o tipo de apoio psicossocial do INEM em contextos de emergência e o papel fundamental que os serviços municipais, através de técnicos especializados, podem assumir em situações, que a todos os cidadãos dizem respeito.

Sílvia Oliveira, psicóloga, e Eliana Oliveira, assistente social, ambas da Câmara da Póvoa de Lanhoso, igualmente deram conta do trabalho desenvolvido no quotidiano perante os povoenses e de todos aqueles que necessitam dessas técnicas.

Foto: DR

Para a manhã desta quinta-feira está agendada uma Tertúlia, versando “O papel da Comunicação (Social) na Proteção Civil”, a decorrer no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, para troca de experiências entre os profissionais ligados a ambos os setores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x