Um jovem português, que tinha chumbado três vezes no exame de código em Friburgo, na Suíça, pediu ao primo para o substituir, no final de 2024. Foram apanhados e a justiça condenou-os agora pela fraude.
De acordo com o jornal 20 Minutes, em notícia avançada no sábado, o jovem de 22 anos já tinha tentado três vezes passar no exame, tendo reprovado sempre por apenas uma resposta errada.
Frustrado com a situação, pediu ao primo de 19 anos, que já tinha a carta de condução de carro, para que fizesse o exame de código por ele. Assim, munido dos seus documentos de identificação, fez o exame. À segunda tentativa, em dezembro, conseguiu ser aprovado, mas o centro de exames descobriu a fraude.
Os dois primos confessaram ao Ministério Público suíço a tentativa de fraude, garantindo que não houve lugar a qualquer pagamento, e que foi apenas “para ajudar”.
Acabaram por ser condenados por falsificação de documentos, enquanto o outro por instigação à falsificação de documentos. Vão ter ainda de pagar um multa de 300 francos cada.