Portugal volta a encontrar a Dinamarca uma década depois

Liga das Nações
Foto: Seleções de Portugal

Portugal vai defrontar a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações de futebol, um adversário que traz boas recordações e que há uma década esteve no caminho luso para a conquista do Euro2016.

A seleção portuguesa cruzou-se com os dinamarqueses pela última vez na fase de apuramento para o Europeu de França, em dois jogos, ambos vitórias por 1-0, que ficaram na história: o primeiro, em Copenhaga, em outubro de 2014, marcou a estreia em jogos oficiais de Fernando Santos no comando da equipa das ‘quinas’ e o segundo, em Braga, em outubro de 2015, confirmou o apuramento para a fase final da competição.

Na capital dinamarquesa, quando parecia certo o ‘nulo’, Cristiano Ronaldo marcou de cabeça aos 90+5 minutos, e, no Minho, João Moutinho fez o golo do apuramento para o Euro2016, prova que viria a ficar eternizada na história do futebol nacional.

No total, em jogos oficiais, Portugal tem um excelente registo com os escandinavos, com oito vitórias, dois empates e duas derrotas, incluindo dois duelos em Europeus, sempre ainda durante a fase de grupos, o primeiro em 1996, em Inglaterra (1-1), e o segundo em 2012, em Lviv, na Ucrânia (3-2).

A seleção nacional chega aos quartos de final após vencer o Grupo A1, à frente da Croácia, e sem derrotas na campanha (quatro triunfos e dois empates), enquanto a Dinamarca teve vida difícil no A4, alcançando o segundo lugar e a qualificação apenas na última ronda.

A Espanha dominou esse agrupamento, acabando os dinamarqueses por manter o segundo posto à frente da Sérvia, com um ‘nulo’ (0-0) em Belgrado.

Como aviso para Portugal ficam os dois jogos com os espanhóis, que a Dinamarca perdeu ambos por apenas um golo, embora tenha dificultado e muito a tarefa dos atuais campeões europeus.

Brian Riemer, técnico de 46 anos e novo selecionador, apenas ‘pegou’ na equipa nas duas últimas jornadas e vai chegar à eliminatória com Portugal ainda sem qualquer vitória no cargo (1-2 com a Espanha e 0-0 com a Sérvia).

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, e o lateral Alexander Bah, do Benfica, vão fazer frente a Portugal, numa Dinamarca que continua a ser liderada pelo médio Eriksen, mesmo depois dos problemas de saúde que viveu.

Na baliza, aos 38 anos, também continua Kasper Schmeichel, filho de Peter Schmeichel, que no passado defendeu as redes do Sporting.

Portugal visita a Dinamarca em 20 de março de 2025, na primeira mão dos quartos de final, e recebe os nórdicos três dias depois, em 23, na segunda mão.

Caso se apure para as meias-finais, a equipa das ‘quinas’, vencedora da primeira edição, em 2019, já sabe que terá pela frente o vencedor do duelo entre Itália e Alemanha.

Os restantes encontros dos ‘quartos’ são o Países Baixos-Espanha e o Croácia-França, com os vencedores destas eliminatórias a encontrarem-se na outra meia-final.

Esta é a primeira vez que a Liga das Nações integra quartos de final, uma vez que nas três edições anteriores os vencedores de cada grupo apuravam-se diretamente para a ‘final four’.

A final da quarta edição da prova está marcada para 08 de junho do próximo ano, sendo que o anfitrião da ‘final four’ só será conhecido após ficarem definidos os quatro semifinalistas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x