Seguir o O MINHO

Desporto

Portugal ambiciona “ficar nos 12 melhores” do Europeu2020

Guarda-redes do ABC esteve na equipa de Portugal do último Europeu, há 14 anos

em

O selecionador português de andebol disse, no sábado, que o primeiro objetivo de Portugal no Campeonato da Europa de 2020 será “ficar nos 12 melhores, o que significa passar à fase seguinte” da prova.

Paulo Pereira orientou durante a tarde de ontem um treino no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde no hoje, pelas 17:00, a seleção portuguesa defrontará a Lituânia para a sexta e última ronda da grupo 6 de qualificação para o Europeu.

“O jogo envolve algum risco, porque tivemos uma viagem atribulada, tendo em conta que perdemos o voo de regresso em Frankfurt [Alemanha] e isso obrigou-nos a estar muitas horas sem comer. Não é uma desculpa, é uma realidade. Estamos um pouco fatigados”, argumentou Paulo Pereira.

França e Portugal lideram o grupo C com oito pontos e já estão apurados para a fase final, ao passo que a Lituânia divide o último posto com a Roménia, ambos com dois pontos, e pode ainda apurar-se como um dos terceiros melhores classificados.

“O que nos vai mover é presentar o público mantendo o nível exibicional que tivemos durante a qualificação”, disse Paulo Pereira, observando que a Lituânia ainda luta pelo apuramento para a fase final do Europeu do próximo ano, o que passa por vencer Portugal.

O selecionador nacional crê, mesmo tendo em conta que a equipa só hoje chegou a Portugal, que “pode vencer” o conjunto lituano e dar assim uma alegria aos mais de 3.100 espectadores que deverão lotar o recinto, segundo informou a Federação de Andebol de Portugal.

“O nosso objetivo no Europeu é ficar nos 12 melhores. Serão 24 equipas divididas em seis grupos de quatro e apuram-se os dois primeiros classificados de cada um”, indicou.

Portugal tem de passar à fase seguinte para alcançar esse objetivo e nesse caso, afirmou Paulo Pereira, a meta seguinte será “melhorar o sétimo lugar conseguido em 2000, na Croácia, o que significa ficar entre os seis primeiros classificados”.

“Estamos a ser ambiciosos, mas se calhar foi por isso que conseguimos este apuramento”, que noutros anos, em sua opinião, escapou por um fio e desta vez foi possível porque os jogadores “acreditam mais” no que está ser feito.

Pela segunda vez na sua carreira e depois de “um longo jejum”, o guarda-redes Humberto Gomes, do ABC, qualificou-se para um Europeu e isso, na sua ótica, deve-se a Portugal ter “grandes jogadores e isso vê-se no número dos que jogam lá fora.

Humberto Gomes, de 41 anos, esteve no Europeu de 2006, “tinha menos 14 anos”, afirmou sentir-se agora “mais experiente e recordou que “o andebol português teve uma grande época”, tendo citado o FC Porto e o Sporting pelos seus desempenhos em provas europeias.

Instado a pronunciar-se sobre o que Portugal pode fazer no Europeu, o guarda-redes respondeu que, “primeiro”, a seleção nacional pretende “desfrutar” diante da Lituânia, par fechar a qualificação com “chave de ouro”, e depois ver o que ditará o sorteio para a fase final.

O Campeonato Europeu Masculino de Andebol da EHF 2020 será a 14ª edição do torneio e co-sedeada pela primeira vez em três países, Áustria, Noruega e Suécia, de 10 a 26 de janeiro de 2020, e a primeira que contará com 24 equipas.

Anúncio

Futebol

Portugal faz pleno no Grupo B de qualificação para o Mundial de futebol de praia

Fase final do Mundial2019 realiza-se no Paraguai, entre 21 de novembro e 01 de dezembro

em

Foto: Facebook de Seleções de Portugal

A seleção portuguesa de futebol de praia venceu hoje por 3-1 a França e assegurou o primeiro lugar do Grupo B da qualificação europeia para o Mundial2019, em Moscovo, na Rússia.

Os franceses inauguraram o marcador, por intermédio de Angeletti, mas Belchior empatou a partida ainda no primeiro período, antes de Madjer operar a reviravolta na segunda parte.

No terceiro e último período, o guarda-redes Elinton Andrade dilatou a vantagem e confirmou o pleno de vitórias no Grupo B, no qual Portugal terminou com nove pontos, mais três do que a França. A Moldávia somou dois e a Noruega nenhum.

Na próxima ronda, a equipa comandada por Mário Narciso vai defrontar a Lituânia, num ‘play-off’ agendado para terça-feira, a partir das 15:30 (hora de Lisboa).

Caso vença os lituanos, Portugal garantirá presença na segunda fase de qualificação europeia, ficando sorteado no Grupo 1, juntamente com os vencedores dos jogos Polónia-Alemanha, Itália-Cazaquistão e França-Bielorrússia.

Os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se diretamente para o Mundial, enquanto os terceiros colocados vão disputar um ‘play-off’ para definir a quinta vaga.

A fase final do Mundial2019 realiza-se no Paraguai, entre 21 de novembro e 01 de dezembro.

Continuar a ler

Futebol

Lateral Abdu Conté reforça Moreirense por quatro épocas

Mercado de Transferências

em

O lateral esquerdo Abdu Conté, de 21 anos, transferiu-se do Sporting para o Moreirense, tendo assinado um contrato válido até junho de 2023, confirmou hoje o emblema da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial.

O jogador guineense vai representar a equipa minhota a título definitivo, depois de ter realizado três jogos pelo Sporting na pré-época em curso – derrota com o Rapperswil-Jona (2-1), e empates com Sankt Gallen (2-2) e Club Brugge (2-2).

Formado em Alcochete, o defesa representou, como sénior, as equipas B (2017/18) e sub-23 (2018/19) dos ‘leões’, estando ainda à espera da estreia no principal campeonato português, algo que pode acontecer em Moreira de Cónegos.

Com a contratação de Abdu Conté, o treinador do Moreirense, Vítor Campelos, passou a contar com três laterais esquerdos no plantel – dispõe ainda de Bruno Silva e Djavan.

Continuar a ler

Futebol

Avançado André Pereira no Vitória por empréstimo do FC Porto

Oitavo reforço para 2019/2020

em

Foto: DR / Arquivo

O avançado André Pereira vai cumprir a época 2019/20 no Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, por empréstimo do FC Porto, anunciou hoje o emblema vimaranense no seu sítio oficial.

Após ter integrado o estágio dos ‘dragões’, que começou em 15 de julho e se estende até quarta-feira, em Lagos, o ponta de lança, de 24 anos, deixou o plantel treinado por Sérgio Conceição e apresentou-se hoje na academia vitoriana.

O jogador realizou, na época passada, 22 jogos oficiais pelos ‘azuis e brancos’ e marcou três golos, um deles precisamente à nova equipa (triunfo dos vimaranenses por 3-2, no Estádio do Dragão).

Formado no FC Porto e no Leixões, o dianteiro passou por Varzim, Sporting de Espinho e Sanjoanense antes de regressar aos ‘dragões’, na época 2016/17, para representar a equipa B, na II Liga.

O futebolista estreou-se pela equipa principal portista em 2017/18, época em que foi posteriormente emprestado ao Vitória de Setúbal, clube no qual apontou quatro golos em 13 partidas.

André Pereira é o oitavo reforço garantido pelos vitorianos para 2019/2020, depois do guarda-redes Jhonatan, dos defesas Lucas Soares e Bondarenko, dos médios Mikel Agu, Pepê e Blati Touré e do avançado João Pedro.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares