O aeroporto do Porto anunciou que vai ter voos diretos para Boston, Nova Iorque (Estados Unidos da América) e Toronto (Canadá).
O serviço vai ser prestado pela Azores Airlines, num reforço dos voos de longo curso, referiu a ANA.
O aeroporto recebeu 15 milhões de passageiros em 2023. Trata-se de um recorde absoluto e um crescimento de 20% em relação a 2022. Se a comparação for feita com 2019, período pré-pandemia, houve uma recuperação de passageiros superior a 16%.
O passageiro 15 milhões viajou na companhia Turkish Airlines, com origem em Istambul e aterrou durante a tarde de terça-feira no aeroporto do Porto.

Neste mesmo dia, o aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento número 100.000 ao aterrar, durante a manhã, no aeroporto do Porto, constituindo também um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano.
“O aeroporto do Porto continua a diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior”, refere a ANA, em comunicado.
Houve “uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021. É de salientar que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019”.
O Porto está ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas. Neste ano, recebeu mais sete companhias e 17 novas rotas.
Em março, o aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) – pelo ACI (Airport Council Internacional).