Portal brasileiro diz que Braga parece um “pequeno Brasil”

Cidade é muito procurada por ser um sítio seguro para viver e mais barato que Lisboa e Porto

O portal brasileiro UOL elaborou uma reportagem onde se refere a Braga como um “pequeno Brasil”, devido ao crescente número de imigrantes daquele país que a ‘Cidade dos Arcebispos’ tem acolhido “nos últimos seis anos”.

“Localizada na região norte de Portugal, a cidade de Braga sempre recebeu turistas brasileiros e acolheu quem chegava do outro lado do Atlântico para morar. No entanto, de uns seis anos para cá, os bracarenses têm assistido a um número cada vez maior de nacionais do Brasil chegando para ficar”, começa por contextualizar a reportagem.

Àquele portal, o 8.º maior site do Brasil, de acordo com o ranking da ferramenta de monitorização de websites, Similarweb, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, refere que os brasileiros já representam 8% da população do concelho, sendo cerca de 15 mil num universo de 200 mil.

O autarca acrescenta que Braga “foi a cidade que mais cresceu na última década, em Portugal, e metade desse crescimento terá sido por força, precisamente, de migrantes que se fixaram no nosso concelho”.

Ricardo Rio salienta ainda o aparecimento da expressão ‘Braguil’, que ‘batiza’ “essa fusão entre Braga e Brasil”, materializada “num crescimento muito significativo”. “E é um sotaque que se está presente em todas as nossas vivências do cotidiano: quando vamos ao café, quando vamos a um evento cultural, quando vamos ao supermercado”. “Hoje temos escolas em que um terço de uma turma pode ser de alunos brasileiros”, reforça.

A reportagem fala com Ana Cláudia Vilaça, designer gráfica, que juntamente com o marido trocou o Rio de Janeiro por Braga, há quase cinco anos: “A gente sai na rua e só ouve brasileiros falando. A gente cruza, metade é brasileiro. Outro dia, eu parei pra pensar e falei: ‘gente, parece que eu estou no Brasil.'”

O mesmo artigo salienta o trabalho de promoção da cidade de Alexandra Gomide, fundadora da associação UAI, que se mudou para Braga em 2016 e, recentemente, recebeu uma medalha de mérito municipal grau prata.

“É uma medalha de reconhecimento pelo trabalho, pelos feitos, pela contribuição ao município, de apoio, de ajuda, de acolhimento, direcionamento à comunidade brasileira que chega aqui em Braga. Então, receber essa medalha do município, que eu abracei como meu, é sem palavras”, afirma.

Na peça é ainda sublinhado o facto de em Braga os brasileiros encontraram um sítio seguro para viver e com um custo de vida inferior ao de Lisboa e Porto.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados