Seguir o O MINHO

País

População portuguesa concentrada no litoral, sobretudo nas áreas metropolitanas

Estudo do Instituto Nacional de Estatística

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Os dados dos Censos de 2021 evidenciam uma maior concentração populacional no litoral de Portugal continental, na faixa entre Setúbal e Viana do Castelo e no Algarve, havendo igualmente uma densidade maior nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

De acordo com o estudo “O que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais”, hoje apresentando no Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa, houve um reforço da litoralização nas últimas duas décadas.

Em 2021, a população residente em Portugal era de 10.343.066 habitantes, sendo o interior do continente e a faixa litoral da região do Alentejo aquelas que apresentavam densidades populacionais mais reduzidas.

No interior das regiões Norte e Centro os Censos é visível um “povoamento disperso”, enquanto no Alentejo se observa um sistema de povoamento “fortemente concentrado”, que salienta os aglomerados populacionais relativamente ao restante território.

A ocupação do território evidencia também uma oposição norte-sul, com o rio Tejo a manter-se como elemento diferenciador, e onde a região do Alentejo se evidencia, com vastas áreas despovoadas.

Os cinco municípios com maiores densidades populacionais em 2021 eram a Amadora, seguida do Porto, Odivelas, Lisboa e Oeiras.

Populares