Seguir o O MINHO

Alto Minho

População evacuada em lugar de Arcos de Valdevez já está “segura” em unidade hoteleira

Mau tempo

em

Foto: O MINHO

As 28 pessoas (e não 26, como apontando inicialmente) que foram evacuadas, ao final da tarde desta sexta-feira, no lugar de Frades, em Portela, Arcos de Valdevez, já estão instaladas numa unidade hoteleira, disse a O MINHO o comandante dos bombeiros locais.

Segundo Filipe Guimarães, que comandou toda a operação no terreno, 27 pessoas vão pernoitar na unidade hoteleira enquanto um outro habitante passará a noite no núcleo da Cruz Vermelha por se encontrar em situação de ‘acamado’.

De acordo com o comandante, a evacuação correu sem problemas, tendo demorado cerca de duas horas. Os bombeiros e a autarquia disponibilizaram transporte para os habitantes daquele lugar que, há 19 anos, viu uma tromba-de-água matar quatro pessoas.

Algumas das pessoas mostraram-se aborrecidas com o abandonar da habitação mas todos compreenderam que seria pelo melhor, de forma a evitar um possível deslizamento de terras que ainda poderá ocorrer, face ao mau tempo que se tem vindo a sentir ao longo dos últimos dias.

Em declarações à agência Lusa, esta tarde, o autarca local, responsável pela proteção civil municipal, indicou que a decisão foi tomada cerca das 16:00, “face à chuva que tem caído nas últimas horas e à previsão de mais pluviosidade”.

João Manuel Esteves disse ter consultado os investigadores da Universidade do Minho, responsáveis pelo estudo “Risco de Movimento de Vertente”, realizado para aquele lugar.

A retirada “das pessoas teve início às 17:17″ e terminou às 19:09, disse Filipe Guimarães a O MINHO.

EM FOCO

Populares