População de Cavez manifesta-se em frente à Câmara exigindo obras com verbas da Iberdrola

População de cavez manifesta-se em frente à câmara exigindo obras com verbas da iberdrola

A população da vila de Cavez manifesta-se esta segunda-feira em frente à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em protesto contra a não aplicação na freguesia de uma verba de 2,7 milhões de euros paga pela Iberdrola por causa da construção da barragem de Daivões.

MAIS: Câmara diz que cumpre acordo com Iberdrola e acusa junta de Cavez de “intoxicação”

O presidente da Junta de Freguesia, Paulo Guerra disse a O MINHO que a empresa elétrica espanhola se comprometeu a dar aquele montante, pago em parcelas anuais, até 2023, para compensar o impacto que a barragem teve na pista de pesca, cuja ampliação, prevista no orçamento municipal, se tornou inviável com a empreitada.

“Só em 2023 é que voltámos a ter a pista de pesca. A Iberdrola combinou com a Câmara pagar uma compensação à freguesia, mas a Autarquia está a investir o dinheiro noutras obras e noutros locais”, sublinhou, frisando que, além da pista, a zona de Cavez está a sofrer outros impactos negativos, como os da destruição de estradas e caminhos com a passagem de camiões.

O autarca diz que protestou “inúmeras vezes” na Câmara e na Assembleia Municipal contra o “desvio” das verbas e pedindo a sua aplicação na zona, mas a maioria socialista chumbou sempre as iniciativas nesse sentido.

“Como não nos ouvem, temos que nos fazer ouvir e vamos protestar junto da Câmara”, acentuou.

O projeto para a zona – a concretizar com aquela verba – previa obras de renaturalização das margens do Rio Peio, na praia da Ranha, obras no Centro Urbano de Cavez, nomeadamente do novo arruamento do Pedral, na vila de Cavez, e a beneficiação dos sistemas de abastecimento público de água à freguesia, com reforço das captações, instalação de novas condutas e beneficiação de reservatório em Moimenta, reforço das captações para abastecimento à aldeia de Arosa e, ainda, a reparação do reservatório da Reboriça e a beneficiação do sistema de bombagem da respetiva captação.

O MINHO não conseguiu, até ao momento, obter uma reação do Município.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Governo atribui verbas em projetos de regadio em 11 concelhos do minho

Governo atribui verbas em projetos de regadio em 11 concelhos do Minho

Próximo Artigo
Vianense volta a ter futebol feminino

Vianense volta a ter futebol feminino

Artigos Relacionados