Seguir o O MINHO

Esposende

Ponte pedonal liga Esposende e Viana e concretiza sonho antigo das populações

Ponte pedonal e ciclável sobre o rio Neiva, entre Antas (Esposende) e Castelo de Neiva (Viana)

em

Foto: Arménio Belo / Divulgação / CM Viana do Castelo

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, inaugurou hoje uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Neiva, que liga os concelhos de Esposende e Viana do Castelo e que significou um investimento de 577 mil euros.

Para o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, esta ponte era idealizada “desde tempos imemoriais” pelas populações de ambas as margens, para “esbater distâncias”.

“A obra que agora é colocada ao serviço das pessoas tem um significado mais amplo, na medida em que aproxima duas terras – Antas e Castelo do Neiva -, os municípios de Esposende e Viana do Castelo e ainda os distritos de Braga e de Viana do Castelo. É, pois, uma obra de grande relevo regional e, até, nacional”, disse Benjamim Pereira.

Foto: Divulgação / CM Esposende

Foto: Arménio Belo / Divulgação / CM Viana do Castelo

Construída ao abrigo do programa Norte 2020, a ponte insere-se na rede de infraestruturas para a valorização e visitação do estuário do rio Neiva e teve um custo global de 577 mil euros, com a comparticipação de mais de 100 mil euros por parte de cada um dos municípios.

Foto: Arménio Belo / Divulgação / CM Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse que a nova travessia representa “as pontes de amizade e cooperação entre os municípios de Viana do Castelo e Esposende”.

Considerou que este é um projeto “que deixa uma marca indelével na cooperação intermunicipal”.

Além da ponte, a empreitada de construção de infraestruturas verdes para valorização e visitação do estuário do rio Neiva incluiu ainda a requalificação da margem esquerda do rio.

Estas intervenções inserem-se no projeto mais emblemático da Polis Litoral Norte, a criação da Ecovia do Litoral Norte, enquanto corredor verde projetado ao longo de 73 quilómetros de linha de costa dos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Neste momento, já estão executados 40 quilómetros da ecovia.

O ministro do Ambiente sublinhou a “beleza” da ponte hoje inaugurada e elegeu-a como o seu símbolo favorito do Polis Litoral Norte.

“Se me pedissem uma fotografia para símbolo do programa, escolhia esta ponte”, referiu.

EM FOCO

Populares