Barcelos volta a ter, mais uma vez, uma ponte flutuante a unir as duas margens do rio Cávado, numa parceria da Associação Amigos da Montanha, Junta de Freguesia de Barcelinhos e Câmara de Barcelos.
O objetivo da iniciativa é dinamizar o rio Cávado, nesta época de verão, em especial o areal de Barcelinhos, onde todos os dias há aulas de canoagem e funciona um bar.
A ponte flutuante, que já vem sendo colocada desde 2018, costumava servir os Jogos do Rio, evento desportivo com mais de 20 anos dos Amigos da Montanha, que este ano não se realizam devido à pandemia de covid-19.
Contudo, os Amigos da Montanha mantiveram a vertente ambiental dos Jogos do Rio, promovendo, na mesma, a limpeza anual do areal, da ponte medieval e dos caminhos envolventes.
Até 15 de setembro, todos os dias, das 14h:30 às 18:30, os Amigos da Montanha promovem ali a modalidade de canoagem.
A Associação disponibiliza gratuitamente os equipamentos (canoas, pagaias e coletes) e há um treinador em permanência que ensinará as técnicas elementares a quem experimentar a utilização das canoas no Cávado.
“Este será, por isso, também um incentivo a quem queira iniciar-se na prática da modalidade, nomeadamente as crianças e jovens que poderão entrar na escola de formação de canoagem dos Amigos da Montanha”, explica a Associação.
Nos últimos dias, têm sido cada vez mais os que procuram o areal de Barcelinhos para veranear.