A organização das Feiras Novas lançou o alerta para “um falso peditório” para aquelas tradicionais festividades de Ponte de Lima.
Em comunicado assinado pelo seu presidente, Gonçalo Rodrigues, a Associação Concelhia das Feiras Novas (ACFN) salienta que o verdadeiro “peditório apenas será iniciado, previsivelmente, no próximo dia 05 de agosto, exatamente pelas mesmas pessoas que têm vindo a colaborar nos peditórios das últimas edições da festa”.
“Acresce referir que os membros da comissão de festas e colaboradores envolvidos nesta tarefa, terão na sua posse uma declaração da ACFN, devidamente carimbada e assinada pelo presidente da Direção, a informar que estão a realizar o peditório em nome da ACFN e que a verba apurada tem por objetivo custear despesa da festa. Também terão na sua posse um livro de recibos provisórios numerados, em duplicado, que visa registar o recebimento do valor atribuído, sendo que um, o destacável, se destina à pessoa que faz o donativo e o outro, que permanece no livro, se destina ao contabilista da ACFN para os devidos efeitos”, vinca o comunicado.
A organização considera que, “a ser verdade, este falso peditório está a ser levado a cabo por pessoas com o objetivo e a motivação de recolher dinheiro para proveito próprio, utilizando de forma ilícita e abusiva o nome das festas e da ACFN”.
Alertando “para a possibilidade de estar em curso um falso peditório”, a organização reitera que “não deve ser entregue dinheiro a qualquer pessoa anónima que não esteja identificada pela ACFN e munida da documentação anteriormente referida”.
A Associação deu conhecimento do caso à PSP e à GNR.