Ponte de Lima: Ministro Vieira da Silva inaugura creche de meio milhão em Freixo

O projeto é da autoria de Carvalho Araújo, arquiteto bracarense que reside naquela freguesia limiana.

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social irá inaugurar esta sexta-feira a Creche Casa de Magalhães, em Freixo, concelho de Ponte de Lima, informou hoje a autarquia. O projeto é da autoria do arquiteto bracarense Carvalho Araújo, que reside naquela freguesia.

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

“Estruturalmente, o edifico assume um caráter simples e espontâneo. O conceito construtivo teve por base a definição de uma homogeneidade dos espaços propostos, sendo que o edifico da Creche é o da ideia da “subtração” do pátio ao Lar de Idosos para, em limites correspondentes, gerar a nova construção. O volume da Creche foi rodado de modo a adaptar-se ao terreno, procurando a melhor orientação solar para este efeito. Às esquinas do edifício paralelepipédico são retirados espaços interiores, permitindo-se aí a localização de pátios exteriores”, é explicado, numa nota enviada a O MINHO.

Edificado junto ao Lar Casa de Magalhães, na rua de S. João, a nova creche servirá para “completar as necessidades de acolhimento de crianças na parte sul do concelho, que a partir do corrente ano letivo passam a desfrutar deste espaço com todas as condições pedagógicas e de comodidade para acompanhar os seus primeiros anos de vida”.

Foto: Divulgação

Ao nível de espaços, a Creche de Freixo possui um área de acolhimento, como prolongamento do espaço da receção, com iluminação natural superior, quatro alas, sendo que cada uma integra uma faixa etária ou uma ala administrativa, bem como serviços complementares agregados a estas.

A nova creche tem capacidade para acolher 42 crianças.

Ministro José Vieira da Silva. Foto: DR/Arquivo

A obra a inaugurar pelo Ministro Vieira da Silva foi suportada financeiramente pelo Município de
Ponte de Lima, numa parceria estabelecida com a Casa do Povo de Freixo e, resultou num investimento de 530 mil euros, “acrescido de IVA à taxa em vigor”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Famalicão vai doar receita do jogo com FC Porto B ao hospital local

Próximo Artigo

Ponte de Lima serve 600 doses de sarrabulho em França

Artigos Relacionados
x