Márcia Miranda Felgueiras, jovem atleta natural de Poiares, em Ponte de Lima, morreu aos 22 anos, deixando o futsal regional de luto. Agora, por iniciativa das antigas treinadoras em estreita colaboração com a família, nasceu uma associação em sua homenagem que irá competir na Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Uma bactéria levou Márcia Miranda Felgueiras para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde acabou por falecer quatro dias depois, no dia 01 de outubro de 2024, conta a O MINHO o pai, Manuel Felgueiras.
Márcia estudava Direito em Lisboa e tinha passado o fim de semana anterior com a família, em Poiares, a freguesia de onde era natural e onde está sediada a associação criada em sua homenagem.
“As ex-treinadoras dela no GD Castanheira vieram ter connosco e pediram autorização para usar o nome”, conta Manuel Felgueiras, que também é o autarca da freguesia de Poiares.
No ‘site’ da associação pode ler-se que “a pretensão sempre foi fundar a 19 de Janeiro, data de aniversário de Márcia Miranda Felgueiras, mas por questões de natureza burocrática não foi possível”.
“Durante os seus, curtos, 22 anos de vida semeou e colheu muito amor e companheirismo. Além de ser atleta de futsal, a Márcia envolveu-se em tudo o que foram atividades de vertente social. Fazia parte do coro da Igreja de Poiares, era estudante de Direito, tinha uma bondade indescritível e um futuro brilhante pela frente. Com um percurso ligado ao desporto, foi atleta de futsal num clube em Paredes de Coura, onde jogou durante 4 anos. As suas ex-treinadoras decidiram então reunir família e amigos para a homenagear”, acrescenta o texto de apresentação no ‘site’ da associação.
“Era uma pessoa extraordinária que merecia esta homenagem”
Ana Catarina Passos e Cristiana Fernandes são, respetivamente, a presidente e tesoureira da Associação Desportiva Márcia Miranda Felgueiras, fundada em 27 de janeiro deste ano.
A família também está representada na associação, nomeadamente com o irmão de Márcia, Emanuel Felgueiras, na vice-presidência.
“Eu e a Catarina fomos treinadoras da Márcia no Castanheira, em Paredes de Coura, e a associação nasce por causa disso. Tínhamos intenção de criar um projeto nosso, e quando aconteceu a situação com a Márcia achámos que era um sinal e nada melhor que ter o nome da Márcia na nossa associação. Era uma pessoa com quem privámos durante muito tempo, era uma pessoa extraordinária que merecia esta homenagem”, conta Cristiana Fernandes a O MINHO.
O objetivo da associação é “começar a prática desportiva no futsal”, competindo nos campeonatos distritais de Viana do Castelo. “Mas também pretendemos abordar outras modalidades, como o ‘Walking Football’ e trabalhar em conjunto com outras associações no que toca ao desporto adaptado”, salienta Cristiana Fernandes.
O objetivo é arrancar já na época 2025/2026, sendo certo que ainda há “muitas coisas” a tratar, como fazer a filiação na AF Viana do Castelo e arrancar com os treinos de captação, este mês e em julho.
A associação está também dependente da disponibilidade de pavilhão, sendo que o objetivo é que a atividade do clube se desenvolva em Poiares: “É de lá que a Márcia era, por isso é assim que faz sentido”.
Para já, as responsáveis ainda não sabem que escalões irão ter, porque é um projeto a começar “do zero”. “Vamos abrir as portas e quem vier é bem recebido”, conclui Cristiana Fernandes.