A Officetotal Food Brands, empresa detentora das bolachas Belgas, com sede em Gemieira, Ponte de Lima, faturou 15,8 milhões de euros no mercado nacional em 2024, um crescimento superior a 12% em relação a 2023. “A este valor soma-se ainda o mercado espanhol onde iniciou as vendas no segundo semestre do ano”, salienta, em comunicado, a empresa liderada pelo empresário Diogo Freitas.
Desde 2015, ano da instalação da primeira linha de produção, até ao presente ano, a faturação da empresa aumentou mais de nove vezes.
“Este aumento de vendas tem sido feito de forma sustentada, com um nível de investimento constante, que este ano ultrapassou um acumulado de mais de 9.5 milhões em nove anos, mas mantendo a dívida bancária abaixo dos 6% do volume de negócios e 45% do EBITDA projetado para o ano de 2024”, pode ler-se no comunicado.
A Officetotal Food Brands é uma PME com 15 anos de existência e nove enquanto produtor.
É um dos principais operadores de bolachas e bolos em Portugal e conta com marcas líderes em vário segmentos, nomeadamente das icónicas bolachas Belgas da Saborosa e as madalenas Aurora.
Atualmente ocupa o 4.º lugar em bolachas e o 2.º em bolos, em quota de mercado no mercado nacional.
As suas fábricas estão localizadas em Ponte de Lima.
Para o ano de 2025, a empresa mantém “a expectativa de desenvolvimento positivo do negócio com projeções de aumento de vendas em mais de 16% com Espanha a valer mais de 5% das vendas globais da empresa”.
E acrescenta: “O caminho de investimento constante manter-se-á como motor de desenvolvimento da empresa e do grupo sendo que as projeções de investimento nos próximos cinco anos superam os 8 milhões de euros, dos quais mais de três milhões a serem investidos já no ano 2025”.
“Para além do investimento em aumento de capacidade e eficiência produtiva a Officetotal está ativamente à procura de oportunidades para aquisição de outras operações em Portugal e em Espanha”, acrescenta o comunicado.
Aumento do salário mínimo pelo terceiro ano consecutivo
Como O MINHO noticiou, a Officetotal Food Brands vai aumentar pelo terceiro ano consecutivo o salário mínimo dos seus trabalhadores. Depois dos 873 euros em 2024, o salário mínima na empresa passa a ser de 927 euros, ou seja 57 euros acima do salário mínimo nacional fixado pelo Governo para 2025 (870 euros).
“É com muito orgulho e satisfação que comunicamos que, com o objectivo constante de melhorar o bem- estar e qualidade de vida dos seus trabalhadores, a Officetotal Food Brands decidiu aumentar os salários pelo terceiro ano consecutivo fixando-se salário mínimo anual praticado na empresa em 12.978 euros a partir do dia 01 de janeiro 2025. Este aumento generalizado eleva o salário médio anual praticado pela empresa para 15.164 euros, 24.5% acima do salário mínimo nacional e 6.87% acima do salário médio praticado no distrito de Viana do Castelo”, refere a Officetotal Food Brands.
Para a empresa, “este investimento na melhoria das condições salarias dos trabalhadores vem ao encontro de outras medidas que a empresa tem vindo a tomar com o objetivo de melhorar as condições de vida dos seus trabalhadores que já têm à sua disposição um ginásio totalmente equipado, de utilização gratuita, bem como um seguro de saúde após o primeiro ano de trabalho e prémios de produtividade”.
A empresa limiana considera que “prova do empenho na melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores é ter sido considerada Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo”.