Foi celebrado um protocolo de cooperação para viabilizar estudos e projetos para a conservação, reabilitação e restauro da Igreja do Mosteiro de Refoios do Lima, um imóvel propriedade do Estado localizado em Ponte de Lima, anunciou a CCDR-Norte.
O protocolo tem ainda como finalidade “a sua fruição cultural por parte da comunidade e de visitantes”.
Classificado como imóvel de Interesse Público desde 1939, foi construído no século XII e foi também o maior de todos os mosteiros que existiram na área do atual concelho de Ponte de Lima.
Segundo a CCDR-N, a Igreja do Mosteiro, que é atualmente Paroquial de Refoios do Lima, foi reconstruída em 1581 e novamente objeto de alterações nos séculos XVIII e XIX, sinalizadas na fachada principal, que apresenta elementos maneiristas e barrocos.
A torre sineira, presente desde 1770, foi reconstruída em 1859 depois de ser parcialmente destruída por um raio. O interior da Igreja, com quatro capelas laterais na nave, apresenta retábulos, púlpito e sanefas em talha dourada de grande qualidade artística.
O projeto tem colaboração com o Município de Ponte de Lima e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Refoios do Lima.