A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião realizada a 31 de agosto, a celebração de um protocolo de colaboração com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, com vista à implementação da “Ecovia do Loureiro”.
Este percurso pedestre será dinamizado através da utilização da ecovia que liga Ponte de Lima até à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, numa distância de cerca de 4 Km.
De acordo com nota informativa do Município, a iniciativa lançada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com o Município de Ponte de Lima surgiu no âmbito de uma candidatura apresentada e aprovada ao Enoturismo Minho IN, cujos objetivos e ações visam a qualificação do produto enoturístico Rota Cabe às duas entidades promoveram as ações de dinamização da respetiva “Ecovia do Loureiro”, nomeadamente a colocação de sinalética ao longo do percurso.
Esta ação promocional permitirá “reforçar a importância desta rota do Vinho Verde – único no mundo, com referência para a casta típica desta região, o afamado Loureiro”.
A “Ecovia do Loureiro” vai estar em destaque nos renovados trilhos rurais de Ponte de Lima, na sua maior parte junto ao Rio Lima e na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, onde descobrimos a “beleza da paisagem deste concelho”.