Como fazer uma lancheira saudável, vídeos pedagógicos e sessões de educação alimentar marcaram as atividades dinamizadas pelo Município de Ponte de Lima, como forma de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que se registou no dia 16 de outubro.
Esta data assinala o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, este ano subordinado ao tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis, bem como reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento e o promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento, são os principais objetivos desta efeméride.
Esta iniciativa dirigiu-se aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo das escolas EB1/JI da Correlhã e EB da Gandra.
Assim, para os alunos do pré-escolar foram projetados vídeos educativos e realizados jogos sobre temáticas de alimentação saudável. No que respeita aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, o tema principal abordou os lanches escolares saudáveis, com a finalidade de sensibilizar os alunos da importância da escolha de alimentos saudáveis em detrimento daqueles alimentos que embora sejam mais apetecíveis para aquelas idades, não são a escolha ideal. No final, os alunos foram convidados a estruturar um lanche saudável de acordo com os alimentos ilustrados.
Com o crescente problema de excesso de peso ou obesidade infantil, torna-se cada vez mais importante o debate sobre alimentação saudável. A escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino de um estilo de vida saudável, que inclui a alimentação saudável e a prática de atividade física.