Ponte construída pela ABB em Lisboa nomeada para “projeto público do ano”

Prémios “Construir”
Foto: ABB

A Ponte Ciclo Pedonal sobre o rio Trancão, construída pelo grupo ABB e que liga os municípios de Lisboa e Loures, está entre os nomeados para “Projeto Público do Ano”, na categoria “Construção”, dos prémios do jornal Construir.

A infraestrutura foi inaugurada em julho de 2023 pelo grupo de Braga, com a presença dos presidentes de Câmara, da EMEL e até do clero, como o cardeal patriarca Manuel Clemente e o bispo Américo Aguiar.

De acordo com a ABB, a ponte “é constituída por três tramos diferenciados”.

“O desenvolvimento total da estrutura e vias construídas é de aproximadamente 560 metros, sendo que a parte correspondente à ponte são 280 metros lineares, no total, com 120 metros de comprimento do tabuleiro, um dos maiores em vigas de madeira do país, e o restante referente aos passadiços”, descreve a empresa liderada por Gaspar Borges.

Destaca ainda a estrutura, que “é em madeira com elementos de reforço ou de ligação em aço, sendo composta essencialmente por um tramo de arco com grande raio”.

Ainda segundo a construtora, a ponte “estabelece uma conexão vital, entre os concelhos de Lisboa e Loures e servirá, no futuro, de ligação a vários percursos e passadiços desde Lisboa até Vila Franca de Xira”.

O projeto inseriu-se no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude e foi o primeiro dessa grupo a estar concluído.

Os vencedores dos prémios “Construir” serão conhecidos no próximo dia 15 de outubro, no espaço Clube – Lisbon Secret Spot, em Monsanto, Lisboa, durante a gala dos prémios.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x