Politécnico de Viana integra Observatório Regional de Turismo Sustentável

Porto e Norte de Portugal
Politécnico de viana integra observatório regional de turismo sustentável

A região do Porto e Norte de Portugal já conta com um Observatório Regional de Turismo Sustentável depois da assinatura do protocolo de entendimento. “Esta é uma oportunidade para partilhar trabalho de investigação e monitorização da realidade turística, contribuindo para o desenvolvimento e construção de medidores para depois se tomarem decisões”, explica a coordenadora do CITUR da região. Goretti Silva, que é também a coordenadora do curso em Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), acredita que este observatório será “um instrumento ao serviço do turismo em Portugal”.

Com a assinatura deste protocolo, Portugal passa a contar com cinco observatórios regionais de turismo sustentável. O lançamento deste observatório, que decorreu no aeroporto Francisco Sá Carneiro, contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e dos representantes das entidades parceiras, Turismo de Portugal, Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.

O CiTUR Coimbra tem sede na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC/IPC) e integra também investigadores associados ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave e ao Instituto Politécnico do Porto.

A criação desta rede contribui para atingir os objetivos definidos na Estratégia Turismo 2027 que define que o destino Portugal se deve posicionar como um dos “mais competitivos e sustentáveis do mundo”, monitorizando a oferta e a procura do destino Porto e Norte de Portugal e potenciando o papel que o Turismo pode ter no desenvolvimento deste território e na diminuição das assimetrias regionais.

“A necessidade de criação de instrumentos operacionais de grande respalde científico que possam apoiar a monitorização das metas definidas na Estratégia para o Turismo 2027 em matéria de Sustentabilidade, bem como o contributo que a esse nível a região do Porto e Norte de Portugal poderá oferecer”, como se pode ler no memorando, fundamenta a criação do observatório. A integração do CITUR justifica-se pela “vitalidade crescente das instituições de ensino superior da região, ao nível universitário e ao nível do politécnico”, como acrescenta o mesmo documento.

O observatório permitirá desta forma ter um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos. Este memorando de entendimento para o Observatório Regional de Turismo Sustentável vai assim servir para “monitorizar a evolução da procura e da oferta do destino Porto e Norte de Portugal e assegura que os princípios, objetivos e planos de ação do Observatório Regional para o Turismo Sustentável da região do Porto e Norte de Portugal se encontram ligados às necessidades da industria turística e hoteleira da região”, acrescenta ainda o mesmo documento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Leautey troca gil vicente por clube da segunda divisão francesa

Leautey troca Gil Vicente por clube da segunda divisão francesa

Próximo Artigo
Garrafa em forma de orca feita no politécnico de viana ganha mais um prémio internacional

Garrafa em forma de orca feita no Politécnico de Viana ganha mais um prémio internacional

Artigos Relacionados