Garrafa em forma de orca feita no Politécnico de Viana ganha mais um prémio internacional

European Green Award
Garrafa em forma de orca feita no politécnico de viana ganha mais um prémio internacional

João Mendes, ex-aluno do curso de Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), acaba de vencer mais um prémio internacional. O European Green Award é anunciado oficialmente a 31 de maio pelo European Institute of Applied Sustainability, com sede na Áustria, e João Mendes já sonha com o “troféu máximo”: colocar a garrafa em forma de orca no mercado.

João Mendes inscreveu-se no European Green Award quando se inscreveu também no Green Product Award, prémio que venceu no início deste mês. Acabou por se “esquecer” desta candidatura, até receber agora um e-mail da equipa do European Green Award a informar que a Smartbottle Refill_H20 foi selecionada e venceu a categoria Design. “Parabéns pelo seu extraordinário compromisso de sustentabilidade”, pode ler-se no e-mail enviado pela equipa da organização.

No mesmo e-mail, João Mendes foi informado que “o júri também o selecionou como Young Change Maker de 2022”. Este estatuto é entregue a jovens até 29 anos de idade que, por exemplo, implementaram um projeto de sustentabilidade, criaram uma campanha de marketing, estão ativos como influenciadores ou fundaram um eco-start-up.

“Foi mesmo sem contar, não estava nada à espera”, confidencia o ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo, acreditando que esta “boa surpresa” pode ser “mais um passo” para “dar visibilidade ao produto e conseguir chegar a investidores para se fazer os moldes”. Ganhar dois prémios internacionais num só mês é “excelente”, mas João Mendes quer mais. “Já que cheguei até aqui, o que quero mesmo é ver a garrafa distribuída pelas escolas do Politécnico de Viana do Castelo e chegar ainda ao mercado”, assume, citado em nota de imprensa do IPVC.

Também Ana Curralo, que orientou o ex-aluno no Mestrado em Design Integrado da ESTG-IPVC, destaca mais uma vez que este prémio internacional “vem realçar a qualidade dos alunos e dos docentes do Politécnico de Viana do Castelo”. A docente, que também nunca mais pensou nesta candidatura, recebeu a notícia com muita surpresa. “Isto é muito bom e esperemos que seja mais uma oportunidade para chegarmos a investidores”, apela Ana Curralo, defendendo que o Politécnico de Viana do Castelo “está no bom caminho” a “ser exemplo” no âmbito da sustentabilidade.

Prémio evidencia excelência sustentável da Europa

O prémio European Green Award é promovido pela organização sem fins lucrativos European Institute of Applied Sustainability (EIAS). Com o objetivo de dar reconhecimento internacional por realizações especiais de empresas e indivíduos e com um júri internacional de especialistas, este prémio distingue produtos verdes, justos e inovadores, design sustentável, marketing verde, bem como fabricantes de mudança que fizeram um excelente trabalho para o desenvolvimento sustentável na Europa.

A missão do European Green Award não é apenas reconhecer realizações ecológicas e justas excecionais, mas também oferecer-lhes visibilidade internacional como excelentes atores da sustentabilidade e futuros formadores através desta plataforma. Assim, este prémio contribui para a transição da Europa para uma economia moderna, eficiente em termos de recursos, justa e competitiva do futuro.

Além de distinguir a área do Green Design Award, honrando o excelente design de produtos sustentáveis ou sociais, o prémio contempla ainda as áreas Green Product Award, Green Marketing Award, Fair Business Award, Green Hotel Award, Green Innovation Award e Green Change Maker Award.

De destacar que parte dos honorários do prémio são entregues ao parceiro “OneDollarGlasses”, que fornece gratuitamente óculos a crianças escolares do Malawi que sofrem de deficiências visuais graves.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Politécnico de viana integra observatório regional de turismo sustentável

Politécnico de Viana integra Observatório Regional de Turismo Sustentável

Próximo Artigo
Aect rio minho reúne-se para definir estratégia conjunta contra linha de alta tensão

AECT Rio Minho reúne-se para definir estratégia conjunta contra linha de alta tensão

Artigos Relacionados