Politécnico de Viana do Castelo junta tradição, inovação e turismo gastronómico do Alto Minho em conferência

Realiza-se no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em parceria com a Câmara de Ponte de Lima e o Consórcio Minho Inovação, promove, esta sexta-feira e sábado, o primeiro simpósio de Gastronomia do Alto Minho, foi hoje anunciado.

A iniciativa realiza-se no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, e vai juntar à mesma ‘mesa’ tradição e inovação, sustentabilidade territorial e turismo gastronómico, novas formas de negócio e cultura, desenvolvimento regional e valorização do Alto Minho.

“Aproveitar a gastronomia e todo o seu potencial de âmbito social e económico para promover uma região com caraterísticas e oportunidades únicas é o propósito desta iniciativa que junta num mesmo local contributos nacionais e internacionais de investigadores, académicos, chefs, empresários e empreendedores, numa perspetiva local, com inspiração nas melhores práticas nacionais e europeias”, explica o IPVC em comunicado.

Trata-se do primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, focado no desenvolvimento do Laboratório de Gastronomia de Ponte de Lima.

Nesta iniciativa conjunta estarão os principais interlocutores nacionais no âmbito da promoção e preservação da gastronomia tradicional. Ao longo dos dois dias, ao IPVC e ao município de Ponte de Lima irão juntar-se contributos da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima e da CIM do Alto Minho.

O simpósio pretende ser um “local privilegiado de debate e reflexão sobre desafio, ameaças e oportunidades com as quais o setor da gastronomia, em especial no Alto Minho, se debate diariamente, numa confluência entre inovação gastronómica e culinária sem desvirtuar a tradição, com preocupações de sustentabilidade territorial e promoção da região como local destacado no âmbito do turismo gastronómico”.

Neste simpósio a cultura também assume a dianteira no debate como alavanca para novas formas de negócio, dando primazia à produção, promoção e salvaguarda dos produtos endógenos da região.

A iniciativa coloca também à ‘mesa’ diversas experiências de sucesso a nível nacional e internacional, numa ocasião perfeita para partilha de experiências, oportunidades e perspetivas.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas obrigatórias.

IPVC com formação focada nas áreas da gastronomia, vinhos, turismo e engenharia alimentar

Focado na promoção e valorização de toda a região do Alto Minho e com o propósito de dar resposta aos anseios e às necessidades dos principais motores económicos da região, o Politécnico de Viana do Castelo “tem apostado a sua formação em áreas que correspondam e contribuam para alavancar a região no panorama nacional e internacional”.

“Com formação nas áreas da gastronomia e vinhos, do turismo e da engenharia alimentar, o IPVC centra toda a sua área letiva nas várias formas de ingresso no ensino superior, desde Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados e pós-graduações”, nota a instituição.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mais um cargueiro gigante da Airbus faz escala no porto de Viana do Castelo

Próximo Artigo

Chega vai propor referendo ao “sistema de classificação dos resultados escolares e exames nacionais”

Artigos Relacionados
x