“Pode vir uma ‘chuvinha’ no fim de semana, mas anomalia vai continuar até 06 de março”

Previsão do tempo
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

É capaz de chover residualmente no próximo fim de semana, sobretudo a partir do dia 11, e em território minhoto, mas não será suficiente para inverter a tendência que se tem verificado ao longo dos últimos meses no território continental português.

Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou a O MINHO que, em termos de previsão alargada, a anomalia da precipitação irá continuar, pelo menos, até 06 de março, não havendo por isso possibilidade de inversão da situação de seca que atravessámos.

“Há uma probabilidade de chuva no próximo fim de semana, a partir do dia 10, com mais hipótese a partir de 11, e até dá ideia que poderá continuar depois desse dia, mas não é muito elevada e, a acontecer, será chuva fraca”, salientou a meteorologista.

Patrícia Gomes relembra ainda que, há uma semana, as previsões também apontavam para que este fim de semana fosse mais chuvoso, situação que não se verifica: “Como vê, não chove. E para a semana pode acontecer igual, uma vez que agora os modelos mostram que pode vir alguma chuva, mas é prematuro estar a afirmar que vem mesmo”.

A meteorologista sugere o acompanhamento diário para dissipar dúvidas, mas adverte: “Até dia 06 de março é esperada uma anomalia negativa, comparado com aquilo que costuma acontecer nesta altura do ano. Não há maneira de melhorar a seca. Até pode chover, mas vai ser pouquinho, nunca o suficiente”.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Confederação Empresarial do Minho apresenta 70 medidas ao novo Governo

Próximo Artigo

Covid-19: Portugal com 31.431 novas infeções e mais de cem internamentos

Artigos Relacionados
x