Já é conhecido o cartaz da Romaria d’Agonia 2019

Plataforma digital conta história de 250 anos da romaria de Viana do Castelo
Já é conhecido o cartaz da romaria d'agonia 2019
Foto: Facebook de Romaria d’Agonia

Salomé Silva, de 25 anos, psicóloga, residente em Darque, Viana do Castelo, é este ano o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia.

Em 2019, a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia decorre de 16 a 20 de agosto.

O cartaz, da autoria da designer Ana Rocha, de Vila Franca, Viana do Castelo, conta com a fotografia da autoria de Carlos Verde e foi selecionado pelo júri, entre um total de 83 propostas, no âmbito do habitual concurso público.

Já é conhecido o cartaz da romaria d'agonia 2019
Foto: Facebook de Romaria d’Agonia

Propostas maioritariamente de Viana do Castelo, mas também trabalhos de Coimbra, Braga, Porto e Lisboa.

O concurso começou a 01 de março e terminou a 30 de abril.

Este ano, a comissão de festas da Romaria d’Agonia, decidiu não estabelecer tema para a elaboração do cartaz, “deixando falar mais alto a criatividade” dos concorrentes.

De acordo com o regulamento publicado no sítio de internet da VianaFestas, entidade que organiza a romaria da capital do Alto Minho, cada concorrente, nacional ou estrangeiro, podia apresentar até duas propostas de cartaz.

Em 2018, a beleza da mulher e do traje regional do concelho foi o tema escolhido para o concurso que recebeu 65 propostas.

Em edições anteriores, o concurso incluía o “espírito” da festa datada da primeira década do século XX, “a alegria e a vida” que caracterizam a romaria e a imagem da capela da Senhora d’Agonia, a santa padroeira dos pescadores.

De acordo com o regulamento, “o concurso vai selecionar um cartaz original que divulgue a romaria Senhora d’Agonia a nível nacional e internacional”, sendo aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”.

O regulamento define ainda que “as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas, até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito”, pelo que os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio”.

Nos critérios de avaliação, o júri, composto por nove elementos, vai premiar a “adequação, a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.

O vencedor receberá “um prémio de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa”.

Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria d’Agonia é escolhido através de concurso.

O par de dançarinos de folclore que, em 1959, deu o rosto ao primeiro cartaz ilustrado com fotografia da Romaria d’Agonia, preside, este ano, à comissão de honra das festas.

A presidência da comissão de honra da Romaria d’Agonia é uma função que, por inerência, cabe ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, mas que há mais de duas décadas é delegada em figuras que “contribuem para a promoção do concelho e das festas”.

Plataforma digital conta história de 250 anos da Romaria d’Agonia

O projeto “Memórias da Romaria”, uma plataforma digital que transportou para o mundo virtual a história de 250 anos da Romaria d’Agonia, foi hoje apresentado publicamente pelo presidente da Comissão de Festas.

“Esta plataforma transporta para o mundo virtual uma viagem ao passado da romaria”, destacou António Cruz.

Disponível na Internet, com a designação memoriasdaromaria.pt, a plataforma permite “encontrar algumas raridades sobre as festas e as gentes de Viana do Castelo desde 1890, através de textos de época, explicações históricas, fotografias únicas reunidas ano após ano”.

“Um arquivo que não se esgota, que nunca estará concluído, e que depende da colaboração de todos que sentem esta festa como sua: sejam vianenses ou não”, especificou António Cruz, durante o lançamento da nova ferramenta, que ocorreu durante a apresentação do cartaz oficial da edição 2019 das festas.

António Cruz adiantou que, este ano, a utilização da Internet, “desburocratizando processos e facilitando a fruição e participação na festa”, vai alargar-se a outros números do programa.

“Depois do sucesso da alteração introduzida em 2018, quando as inscrições para o desfile da mordomia passaram a ser feitas através da Internet, este ano, a iniciativa será alargada às inscrições para o cortejo histórico etnográfico, elevando o nosso desafio tecnológico face aos cerca de 3.000 figurantes que normalmente temos”, frisou.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, aplaudiu a possibilidade de “navegação às origens da festa” e desafiou todos os que tenham registos da romaria a cederem essa informação, enriquecendo uma plataforma com textos e fotografias.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Minho tem este ano 25 praias com "qualidade de ouro" - lista

Minho tem este ano 25 praias com "qualidade de ouro" - lista

Próximo Artigo
Desilusão: portugal está fora do mundial de sub-20

Desilusão: Portugal está fora do Mundial de sub-20

Artigos Relacionados