O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) de Arcos de Valdevez vai entrar em consulta pública, pelo prazo de 30 dias, findo o qual submetido à apreciação da Assembleia Municipal, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Arcos de Valdevez adiantou que o PMEPC “tem como finalidade o planeamento e a operacionalidade em situações de emergência, tratando-se de um plano de cariz geral”. “O PMEPC pretende antecipar cenários suscetíveis de desencadear acidentes graves ou mesmo de catástrofe, através de procedimentos que aumentem a capacidade organizativa e operativa na resposta à emergência”.
O documento “tipifica os riscos existentes, as medidas preventivas a adotar, a identificação dos meios e recursos disponíveis e mobilizáveis, os critérios de mobilização e os mecanismos de coordenação, a estrutura operacional que garante a unidade de comando, direção e controlo permanente da situação e a definição das responsabilidades dos intervenientes com competências no domínio da proteção civil”.
“Dadas as constantes mudanças sociais, geográficas, técnicas, logísticas (meios e recursos) e mesmo operacionais, este PMEPC tem de estar em constante atualização”, sustenta o município.