PJ detém três pessoas suspeitas de burla qualificada envolvendo atividades esotéricas

Clientes burlados em cerca de 100 mil euros
Pj detém três pessoas suspeitas de burla qualificada envolvendo atividades esotéricas

Dois homens e uma mulher foram detidos por “fortes indícios” de burla qualificada, que envolvia “supostas atividades esotéricas, cartomancia e espiritismo” que lesaram a vítima em 100 mil euros, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

A investigação, denominada “Operação Vozes do Além”, incidiu sobre factos relativos a uma situação que decorreu nos últimos anos, tendo a vítima entregado aos agora detidos, valores de dinheiro que, no seu conjunto, totalizaram cerca de 100 mil euros, refere a PJ em comunicado.

“Dois dos presumíveis autores dedicavam-se à prática, em espaços próprios para o efeito, de supostas atividades esotéricas, cartomancia e espiritismo, entre outras, às quais a vítima passou a recorrer depois da morte de um familiar muito próximo, que a deixou bastante frágil e emocionalmente deprimida”, explica.

Segundo a PJ, os suspeitos foram aproveitando essas fragilidades e, alegando que conseguiam falar com o espírito desse familiar, foram controlando a sua vida, com o objetivo de se apropriarem de todo o seu património, levando-a a entregar-lhes montantes pecuniários de valor cada vez mais elevado, chegando a 10 mil euros por sessão.

“Para terem o controlo total dos movimentos da vítima e impedi-la de ser alertada pelos familiares ou amigos, convenceram-na de que apenas se devia relacionar com eles, passando a acompanhá-la e a conduzi-la na viatura de um dos suspeitos, que lhe cobrava quantias avultadas pelo transporte e pela manutenção da viatura de que ele era o único proprietário”, relata a PJ.

A investigação da Polícia Judiciária, realizada através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, evitou que os detidos se viessem a apropriar, igualmente, de todo o património da vítima, incluindo o imobiliário.

Além da detenção dos três suspeitos, com idades entre os 40 e os 69 anos, foram realizadas três buscas, das quais resultou a apreensão de diversa documentação e de outros objetos relacionados com o crime.

Os três detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, no qual serão aplicadas as medidas de coação tidas por adequadas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Museu de olaria em barcelos dedica ano de 2019 à família mistério

Museu de Olaria em Barcelos dedica ano de 2019 à Família Mistério

Próximo Artigo
José manuel lopes assume liderança da associação empresarial do vale do homem

José Manuel Lopes assume liderança da Associação Empresarial do Vale do Homem

Artigos Relacionados