Seguir o O MINHO

Barcelos

Museu de Olaria em Barcelos dedica ano de 2019 à Família Mistério

Mostra para ver até ao final do ano

em

Foto: DR

O Museu de Olaria abre o ano de 2019 com uma exposição dedicada ao figurado da Família Mistério, dando continuidade ao ciclo de exposições sobre as famílias barristas mais emblemáticas da região oleira de Barcelos.

Nesta exposição, inaugurada hoje e que decorre até 31 de dezembro de 2019, poderão encontrar-se cristos, santos, diabos, monstros, desfolhadas, carros de bois, pombais, músicos, apitos, galos, entre outras peças de uma das famílias mais emblemáticas do figurado barcelense, a Família Mistério.

A história da família Mistério, na arte do figurado, começa no início dos anos vinte do século passado com Domingos Gonçalves Lima, “Mistério” de alcunha, cuja projeção se deveu, sobretudo, à ironia e irreverência criativa características das suas peças.

Mistério era um barrista muito criativo e a sua esposa, Virgínia Coelho Esteves, uma das mais importantes pintoras do figurado barcelense, ajudava-o com a pintura das suas criações.

Com uma numerosa família de doze filhos, toda a prole passou parte da infância e juventude na oficina da família a trabalhar no barro.

Se por um lado os rapazes se dedicavam mais ao forno e à modelação, às raparigas cabia a tarefa da pintura. Entre os doze, acabariam por ficar os filhos Manuel e Francisco, que continuam ainda hoje a contribuir para o engrandecimento do artesanato barcelense, tentando preservar o legado dos pais, mas procurando também arriscar as suas próprias criações.

O Museu de Olaria está aberto de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:30, e aos sábados, domingos e feriados das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. A entrada é gratuita.

Populares