Seguir o O MINHO

Futebol

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas

Ex-guarda-redes vai candidatar-se à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol

em

Foto: DR

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol Iker Casillas, que na segunda-feira anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol.


O dirigente falou aos jornalistas à entrada para o Tribunal de Justiça do Porto, onde está a ser ouvido por videoconferência, como testemunha no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete.

“O Iker Casillas, antes de anunciar a candidatura, veio ao Porto almoçar comigo e comunicar a sua decisão de terminar a carreira”, disse o presidente do FC Porto.

Pinto da Costa comentou a decisão do guarda-redes internacional espanhol, revelando que ficou “muito contente e comovido” com a atitude de Casillas.

“Foi impressionante durante toda a sua carreira, esteve apenas em dois clubes – o FC Porto e o Real Madrid -, e como homem está em atividade plena. Fará falta como pessoa, pois ainda antes do jogo em Guimarães, enviou-nos uma mensagem em vídeo, que ele mesmo filmou e que foi partilhada no nosso balneário, antes do jogo”, revelou.

Casillas anunciou na segunda-feira que será candidato às próximas eleições na Real Federação Espanhola de Futebol, não revelando, no entanto, o seu futuro imediato enquanto jogador. Desde 01 de maio de 2019, altura em que sofreu um enfarte, que o atleta não voltou a jogar.

Anúncio

Futebol

Internacional portuguesa Rute Costa troca SC Braga pelo Famalicão

Futebol feminino

em

Foto: SC Braga / Arquivo

A internacional portuguesa Rute Costa assinou um contrato de uma temporada com o Famalicão, informou hoje a equipa da liga portuguesa feminina de futebol.

A guarda-redes, de 26 anos, deixa ao fim de quatro temporadas o Sporting de Braga, onde conquistou um campeonato português, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Rute Costa tem quatro internacionalizações pela seleção portuguesa, duas das quais no Europeu de 2017, que marcou a estreia de Portugal em grandes competições.

Aquando do cancelamento das competições, devido à pandemia de covid-19, o Famalicão liderava a II divisão e garantiu a subida de divisão.

Continuar a ler

Futebol

Ida ao banho de Vítor Oliveira custa 2.550 euros ao Gil Vicente

Multa

em

Foto: DR / Arquivo

O Gil Vicente foi multado em 2.550 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devido à ausência do treinador Vítor Oliveira na flash-interview no final da partida frente ao Vitória SC.

A equipa de Barcelos enviou o treinador adjunto Mário Nunes, justificando a decisão com o facto de Vitor Oliveira ter sido levado “para debaixo dos chuveiros na comemoração da vitória que garantiu a manutenção, estando este completamente encharcado”.

O Conselho de Disciplina acabou por multar o Gil Vicente por incumprimento do artigo 91, nº.1, alínea c, do regulamento de competições, que define que a flash-interview “tem a participação obrigatória de dois elementos de cada equipa, designadamente, o treinador principal e um jogador”.

O Gil Vicente venceu na quinta-feira na visita ao Vitória SC, por 2-1, na 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com a equipa de Barcelos a marcar dois golos nos descontos e a garantir a manutenção.

Continuar a ler

Futebol

Graça Freitas manda jogador famalicense sair ao intervalo para cumprir isolamento

André Moreira alinha pelo Belenenses SAD

em

Foto: Twitter

O guarda-redes do Belenenses SAD André Moreira, natural de Ribeirão, concelho de Famalicão, abandonou este sábado o jogo diante do Moreirense, da 31.ª jornada da I Liga de futebol, ao intervalo, para cumprir o isolamento de 14 dias ordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O guarda-redes falhou o jogo da jornada transata diante do líder FC Porto (derrota por 5-0) devido ao caso positivo de covid-19 do terceiro guarda-redes do plantel, João Monteiro, que partilhou o quarto com André Moreira no estágio antes da partida, ficando este em isolamento profilático.

Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) explicou que, “através do seu consultor, o dr. Filipe Froes, efetuou durante toda a semana, em articulação com o departamento médico do Belenenses SAD, um acompanhamento à situação clínica do atleta André Moreira”.

“Tendo o referido jogador testado negativo ao SARS CoV-2, a 08, 09 e 10 de julho, e, em concordância com o despacho da DGS, o dr. Filipe Froes acabou por dar parecer positivo à convocatória do guarda-redes para o encontro desta noite entre o Belenenses SAD e o Moreirense FC”, referiu a Liga de clubes.

Contudo, o organismo liderado por Pedro Proença anunciou que, “ao intervalo do encontro, foi dada ordem ao atleta para se retirar do campo, por decisão da Autoridade de Saúde Nacional, a dra. Graça Freitas, que confirmou o critério de contacto próximo e isolamento de 14 dias, ainda não cumpridos”.

“A retoma da Liga NOS tem sido marcada por um cumprimento exemplar do protocolo aprovado pela DGS e cumprirá sempre as orientações emanadas pelas autoridades de saúde perante situações não previstas no referido protocolo”, concluiu o comunicado.

O Moreirense venceu hoje na visita ao ‘aflito’ Belenenses SAD, por 1-0, no encerramento da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com a equipa lisboeta a desperdiçar uma grande penalidade em período de descontos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 561 mil mortos e infetou mais de 12,58 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.654 pessoas das 46.221 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Populares