O Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal, entre Trás-os-Montes e o Minho, vai ser sinalizado até ao final do ano e terá listas de música com “sons do Norte”, que poderão ser carregadas através do códigos QR.
Em comunicado, a autarquia da Póvoa de Lanhoso explica que, numa reunião para assinalar o primeiro aniversário da assinatura do protocolo de cooperação para a instalação do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal, foi apresentada uma proposta da sinalética que é considerada “essencial” para “orientar os peregrinos ao longo dos 260 quilómetros, de uma forma autónoma”.
“Este será um importante passo pois pretende-se que daqui a um ano estejam reunidas as condições necessárias para submeter a Caminho a certificação pelas entidades competentes”, salienta a autarquia.
Nessa reunião, foi também decidido que este Caminho vai apresentar o subprojecto “Sons do Norte”.
“O desafio aos presentes passa pela criação de uma lista de músicas/poemas/sons associados a cada concelho que depois será carregada num QRCode e colocada nos totens de entrada do respetivo território”, acrescenta o comunicado.
O desenvolvimento deste subprojeto pretende incrementar uma novidade nos Caminhos de Santiago e partilhar com os peregrinos as sonoridades do Norte que tanto caracterizam a riqueza de Trás-os-Montes e o Minho.
“Com a introdução desta novidade pretende-se valorizar este Caminho jacobeu e que os peregrinos ao percorrerem cada localidade possam de desfrutar da paisagem, do património edificado, da gastronomia, mas também conhecer diferentes ‘sonoridades e pronúncias’ dos locais por onde passam, proporcionando experiências únicas a quem entrar nesta aventura”, conclui o comunicado.