Casal de Braga que burlou casa de penhores em 40 mil euros fica com pena suspensa

Funcionária da loja foi absolvida
Casal de braga que burlou casa de penhores em 40 mil euros fica com pena suspensa
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O Tribunal Criminal de Braga acaba de condenar a três anos e meio de prisão, suspensos por igual período, um casal da cidade, por burla qualificada a uma casa de penhores de Fafe, mas com loja em Braga. A funcionária da loja, Clara Costa, julgada por abuso de confiança, e uma outra arguida (amiga do casal), que seria cúmplice, foram absolvidas.

A O MINHO, o advogado de defesa João Ferreira Araújo disse que pondera a entrega de recurso para a Relação de Guimarães.

O Tribunal deu como provado que António Dias e a mulher, Dionísia, residentes no bairro de Santa Tecla, foram, em 2012 e 2013, acompanhadas de outra mulher, à loja da Prestiminho, em Braga, para penhorar sete peças em ouro, que valiam 57 mil euros. Receberam 40 mil em troca, e sete cautelas, ou seja, documentos que lhe permitiriam reaver as joias, quando devolvessem o dinheiro.

Clientes habituais

Os três eram clientes habituais do estabelecimento, sito na Rua de São Marcos, pelo que tinham confiança com a funcionária.
“Por isso, em maio de 2014, engendraram um esquema para a convencer a entregar-lhes as peças de ouro identificadas nas cautelas de penhor, para as integrar no seu património, sem que efetuassem o pagamento da quantia monetária que lhes foi entregue pela Prestiminho”, concluiu o juiz.

A funcionária, sem autorização da empresa, cedeu-lhes as peças com a promessa de que as devolveriam logo a seguir.
Dias depois, disseram-lhe que o apartamento onde vivem fora assaltado, “tendo os ladrões levado o ouro, pelo que já não o podiam devolver”. A casa “não havia sido assaltada”.

Os dois, vieram, depois, a penhorar parte das joias numa outra prestamista em Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jerónimo diz que "é bom que o ps passe das palavras" aos atos

Jerónimo diz que "é bom que o PS passe das palavras" aos atos

Próximo Artigo
Hospital privado oferece rastreios em viana, ponte de lima, barcelos, valença e caminha

Hospital privado oferece rastreios em Viana, Ponte de Lima, Barcelos, Valença e Caminha

Artigos Relacionados