PCP reivindica concretização de 12 promessas por cumprir em Vizela

Inclui a construção da tão almejada ligação direta à autoestrada

A Comissão Concelhia de Vizela do PCP apresentou, por ocasião da passagem dos 25 anos da elevação a concelho, 12 reivindicações “por cumprir”, a primeira das quais a da construção da tão almejada ligação direta à auto estrada.

Em nota de imprensa enviada a o Minho, o PCP lembra que “foi o único partido que esteve sempre ao lado dos vizelenses para que a emancipação administrativa se transformasse em realidade. O PCP afirmou, desde a primeira hora, com clareza, e com inteira coerência, o seu inequívoco apoio à reivindicação de autonomia administrativa de Vizela”.

No que toca as propostas de melhoria da qualidade de vida dos habitantes, os comunistas apontam, como segunda prioridade, a da habitação, pedindo o “combate à especulação imobiliária e construção de habitação pública, como forma de permitir que os vizelenses possam escolher viver no seu concelho”.

No que toca aos transportes públicos, reclamam “o seu reforço, a sua gratuitidade e a concretização da intermodalidade tarifária. Exigem, ainda, a reposição das freguesias extintas de acordo com a vontade expressa pelas populações”.

Também, na área da requalificação urbana e do património, diz o documento: “Vizela tem um rico património, incluindo com importância histórica, que continua ao abandonado ou em degradação. São exemplos disso, o Castelo, a Biblioteca Municipal e casas centenárias”.

Despoluir o rio

Sobre o rio Vizela, querem a “adoção de medidas urgentes no sentido de aplicação de medidas corretivas para que as entidades poluidoras nos termos da lei”, e na sua área envolvente que sejam realizadas ações de monitorização ambiental de toda a área, no sentido proteger e valorizar o meio ambiente”.

A oitva proposta do PCP é a da “promoção da atividade física com a criação dum corredor verde ao longo Rio Vizela criando nas suas margens uma cidade desportiva com piscinas municipais adaptadas a várias modalidades”. Para tal – sublinham – há que “transformar o campo de Santo Adrião num complexo para a prática das várias modalidades de atletismo; criar passadiços em toda a extensão das margens do rio, desde Vizela até S. Paio, com ligação a um trilho verde da ponte nova de Tagilde/ Santo Adrião a S. Bento. Criação de áreas lúdicas e criar condições para atrair visitantes. Aumento das ciclovias”.

No que concerne às termas, sugerem a sua dinamização adequando-as à realidade atual e a criação de protocolos para permitir o usufruto das mesmas pelos vizelenses, criando uma relação de proximidade com a população”.

Auditório e Museu do Têxtil

O pacote programático dos comunistas passa, ainda, pela “construção de raiz dum auditório com capacidade para a realização de grandes eventos, pela recuperação do antigo cinema e transformação num espaço público ao serviço da comunidade e pela construção dum Museu do Têxtil, preferencialmente na margem oposta às termas, como forma de valorizar o papel desta indústria na história do concelho e o papel dos seus trabalhadores ao longo dos anos”.

E a concluir: “Para o PCP, assinalar 25 anos da elevação de Vizela a concelho é uma oportunidade para, honrando a mobilização da população do concelho e a sua vontade de ver as suas condições de vida melhoradas, continuar a afirmar propostas justas e necessárias”.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Viana: Centenas de professores formaram cordão humano na ponte Eiffel

Próximo Artigo

Viana do Castelo investiu mais de 74 milhões de euros em coesão territorial

Artigos Relacionados
x