PCP questiona governo e insiste em intervenção na barra de Esposende

Após embarcação ter ficado encalhada
Pcp questiona governo e insiste em intervenção na barra de esposende
Foto: Autoridade Marítima Nacional

O PCP entregou voltou a questionar o Governo sobre a situação da Barra de Esposende, após uma embarcação de pesca ter ficado encalhada, na terça-feira. Os comunistas insistem na reconstrução do molhe norte, intervenção na barra, dragagem do canal de navegação e reposição da restinga.

Na pergunta entregue ontem na Assembleia da República, o partida refere que “o problema da Barra de Esposende tem sido tema ao longo dos últimos vinte anos, de inúmeras e reiteradas promessas eleitorais do PS, PSD e CDS, de muitas declarações e intervenções parlamentares, em profunda contradição com as obras dos governos desses mesmos partidos”.

“Aconteceu com todos os governos deste o governo PSD/Cavaco Silva até ao atual governo do PS. E o ‘filme’ não pode repetir-se, mais uma vez”, acrescenta.

O partido recorda que, em 2016, “apresentou uma iniciativa legislativa que recomendava a adoção de medidas necessárias para garantir a melhoria das condições da Barra de Esposende, designadamente a reconstrução do molhe norte, a intervenção na barra, a dragagem do canal de navegação, a reposição da restinga, bem como que na elaboração e execução do projeto fossem tidas em conta as várias dimensões a considerar – a ambiental, social, de segurança e proteção civil”.

A iniciativa foi aprovada em fevereiro desse ano, dando origem à Resolução da Assembleia da República em que “recomenda ao Governo a construção da barra marítima de Esposende”.

“O PCP tem colocado a necessidade de se executar o que está previsto nesta mesma resolução”, salientam os comunistas.

A notícia da embarcação que ficou encalhada, no entender do partido, “confirma a urgência da intervenção na Barra de Esposende”.

“Não é aceitável que esta intervenção continue a ser adiada, especialmente considerando o facto de os problemas estarem identificados há mais de 20 anos”, conclui.

Também o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, após o incidente com a embarcação de pesca, alertara para a “situação de grave perigo” na barra.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal vai adquirir 14 meios aéreos próprios de combate a incêndios até 2026

Portugal vai adquirir 14 meios aéreos próprios de combate a incêndios até 2026

Próximo Artigo
Governo prevê prolongar prazo para limpeza de terrenos pelos proprietários até 15 de maio

Governo prevê prolongar prazo para limpeza de terrenos pelos proprietários até 15 de maio

Artigos Relacionados