Redes Sociais

Paulo Fonseca, ex-SC Braga, brilha na Champions e cumpre promessa

Paulo Fonseca. Foto: DR/Arquivo

Desporto

Paulo Fonseca, ex-SC Braga, brilha na Champions e cumpre promessa

O Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, derrotou hoje o todo poderoso Manchester City, por 2-1, e apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Paulo Fonseca prometeu mascarar-se de Zorro caso se qualificasse para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, e… cumpriu. Foto: DR

Em Kharkiv, o técnico que em 2016 chegou à Ucrânia, proveniente do SC Braga, colocou o Shakhtar no segundo lugar, ultrapassando o favoritismo do Nápoles, que segue para a Liga Europa, e impôs o primeiro desaire da época a Pep Guardiola, que vinha de um registo de 19 vitórias consecutivas entre ‘Champions’ e liga inglesa, o melhor de sempre da história dos ‘citizens’.

Os brasileiros Bernard, aos 26 minutos, e Ismaily (ex-SC Braga e Olhanense), aos 32, fizeram os golos dos campeões ucranianos, enquanto o argentino Aguero reduziu a diferença, aos 90+2, num jogo em que Bernardo Silva esteve a tempo inteiro no City.

Na última jornada da fase de grupos da maior competição europeia de clubes, o FC Porto, treinado pelo também ex-técnico do SC Braga, Sérgio Conceição, também garantiu o bilhete para os oitavos de final. Na despedida do grupo G, os tripeiros cumpriram a sua obrigação, perante um Mónaco em poupanças, mas, mesmo assim, podia ter perdido perante a equipa de Leonardo Jardim, também ex-SC Braga, já que o Leipzig foi derrotado em casa pelo Besiktas (2-1), num encontro em que Bruma foi titular nos germânicos e Pepe e Ricardo Quaresma estiveram ausentes nos turcos.

Na despedida do grupo G, Aboubakar foi a grande figura da partida, tendo bisado, aos 09 e 33 minutos, e assistido Brahimi, aos 45.

Na segunda parte, Alex Telles (65 minutos) e Soares (88) anotaram mais dois golos para a formação de Sérgio Conceição, enquanto Glik (61), de grande penalidade, e o ex-FC Porto Falcao (78) marcaram para os monegascos.

O FC Porto assegurou o segundo lugar do agrupamento.

Dos seis treinadores portugueses presentes na Liga dos Campeões, quatro passaram pelo SC Braga: Sérgio Conceição (FC Porto) e Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk) – apurados – Jorge Jesus (Sporting CP) – relegado para a Liga Europa – e Leonardo Jardim (Mónaco) – eliminado.

 

 

Jornal digital da região do Minho.

Mais Desporto