Redes Sociais

Braga recebe título de Cidade Europeia do Desporto 2018 em Bruxelas

Braga

Braga recebe título de Cidade Europeia do Desporto 2018 em Bruxelas

Foi com “enorme orgulho, satisfação e sentido de responsabilidade” que o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, recebeu oficialmente a distinção de Cidade Europeia do Desporto, título que Braga ostentará em 2018. A distinção foi entregue pelo presidente da ACES Europe, Gian Lupattelli, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, 06 de dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Em termos desportivos, Braga viverá um ano intenso repleto de eventos das mais variadas modalidades e, segundo Ricardo Rio, o grande objectivo é que esta distinção tenha continuidade no futuro.

“Queremos que a Cidade Europeia do Desporto seja um legado para o futuro dos bracarenses e um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população. Todas as actividades programadas têm o intuito de alargar o Desporto a todos os cidadãos e fazer face a desafios prementes da sociedade actual como são os casos da obesidade infantil ou do sedentarismo dos jovens”, referiu o autarca, adiantando que o Município “alocou uma verba própria de cerca de um milhão de euros para sustentar as muitas iniciativas que vamos desenvolver ao longo do próximo ano”.

Como explicou o Ricardo Rio, são inúmeras as modalidades representadas numa agenda repleta, que arranca já em Janeiro com a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, um dos pontos fortes da programação. “Trata-se de uma competição que tem uma grande projecção mediática que vai atrair a Braga as melhores equipas nacionais. Além da prova, serão desenvolvidas várias iniciativas na Cidade longo de toda a semana e esperamos que seja um momento de grande exaltação do Desporto”.

Braga Cidade Europeia do Desporto 2018. Foto: CM Braga

Com esta distinção, Braga foi reconhecida como exemplo Europeu na promoção do Desporto. O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspectos que contribuíram para que a candidatura bracarense fosse vencedora durante o processo de selecção.

Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Camara Municipal de Braga, também marcou presença nesta cerimónia e manifestou o desejo que este título tenha repercussões no quotidiano dos bracarenses ao longo dos tempos.

Após 2018 queremos que tudo seja diferente e que haja um aumento da população bracarense a praticar Desporto. Este título é mais um estímulo para que o Município continue a sua aposta na melhoria das condições para a prática desportiva quer de atletas de alta competição, quer da população em geral”, referiu Sameiro Araújo.

Segundo a Vereadora são muitas as iniciativas programadas para desenvolver em 2018. Desde um campeonato nacional de remo indoor, três competições internacionais de ginástica nas modalidades de trampolim, ginástica desportiva e ginástica aeróbica, uma taça da Europa de karaté, ou finais de taças e supertaças das mais diversas modalidades colectivas e individuais, entre outras, fazem parte de um vasto programa que não comtempla apenas a vertente desportiva. “Queremos criar uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população”, concluiu Sameiro Araújo.

Guimarães foi a primeira cidade portuguesa a ser distinguida com o título de Cidade Europeia do Desporto (2013) seguindo-se a Maia (2014), Loulé (2015), Setúbal (2016) e Gondomar (2017).

Jornal digital da região do Minho.

Mais Braga