Paulo Fonseca é o novo treinador do AC Milan

Ex-técnico do SC Braga
Paulo fonseca é o novo treinador do ac milan
Foto: DR / Arquivo

O português Paulo Fonseca é o novo treinador do AC Milan, num contrato válido até 2027, informou hoje Zlatan Ibrahimovic, representante do proprietário do clube vice-campeão italiano de futebol, em conferência de imprensa.

“O novo treinador do Milan será Paulo Fonseca”, disse Zlatan Ibrahimovic, anunciando o técnico luso, de 51 anos, que representava os franceses do Lille desde 2022 e sucede ao italiano Stefano Pioli, que deixou o clube no final do campeonato de 2023-24, ao cabo de cinco temporadas.

Paulo Fonseca será assim o primeiro treinador luso da história do AC Milan, clube no qual vai encontrar o também português Rafael Leão, um dos futebolistas convocados por Portugal para o Euro2024.

Em Portugal, Paulo Fonseca conquistou uma Supertaça com os ‘dragões’ e uma Taça de Portugal com o SC Braga. As suas maiores conquistas foram na Ucrânia, com três campeonatos, três taças e uma supertaça com o Shakhtar Donetsk, entre 2016 e 2019.

A experiência na Ucrânia foi a primeira no estrangeiro, numa carreira iniciada na formação do Estrela da Amadora e que prosseguiu nos seniores em escalões inferiores – 1.º Dezembro, Odivelas e Pinhalnovense -, antes de assumir o Desportivo das Aves, da II Liga, em 2011/12.

O bom desempenho em Vila das Aves, a dois pontos da subida, valeu a entrada na I Liga em 2012/13, no Paços de Ferreira, numa época em que alcançou um impressionante terceiro lugar e o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, eliminado pelo Zenit e relegado para a Liga Europa.

A temporada no Paços ‘catapultou’ Paulo Fonseca para o FC Porto, mas, nos ‘dragões’, não resistiu até final da época de 2013/14, sendo despedido ainda no início de março.

Na seguinte, o treinador voltou ao Paços de Ferreira, que então se manteve no principal escalão via play-off de manutenção, e voltou a colocar a equipa nos lugares cimeiros, em oitavo, a um ponto do lugar de acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Europa, mas distante do terceiro lugar conquistado na sua estreia.

Os bons resultados levaram, uma vez mais, o treinador a um patamar acima, assumindo em 2015/16 o Sporting de Braga, que terminou o campeonato em quarto e conquistou a Taça de Portugal.

O AC Milan será o quarto clube estrangeiro de Paulo Fonseca, que, depois de Shakhtar Donetsk (2016/17, 2017/18 e 2018/19) e Roma (2019/20 e 2020/21), ainda orientou nas duas últimas épocas o Lille (2022/23 e 2023/24).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Novo plano de proteção civil de viana do castelo em vigor no início de julho

Novo plano de proteção civil de Viana do Castelo em vigor no início de julho

Próximo Artigo
Ibrahimovic 'justifica' paulo fonseca com identidade de jogo e estilo ofensivo

Ibrahimovic 'justifica' Paulo Fonseca com identidade de jogo e estilo ofensivo

Artigos Relacionados