Braga
Partiram de Braga com dois cães para ajudar a salvar vítimas do sismo na Turquia
Nuno Vieira e Marco Saraiva já aterraram em Istambul
Nuno Vieira e Marco Saraiva, de Braga, partiram hoje para a Turquia, com dois cães, para ajudar a resgatar vítimas do sismo de segunda-feira que, segundo o mais recente balanço, fez mais de 11.200 mortos naquele país na Síria.
Os dois treinadores de cães, Marco Saraiva, de Ferreiros, e Nuno Vieira, de Lamas, vão prestar socorro através da ONG [Organização Não Gonvernamental] K9 Creixell, da qual são os representantes em Portugal.
“A sede da ONG é em Espanha, mas tem subdivisões em praticamente todo o mundo e em Portugal são só eles os dois. É a ONG com mais idas para catástrofes naturais”, conta a O MINHO fonte próxima, dando conta de que os dois bracarenses, desde 2010, já estiveram em várias missões, em países como Indonésia, Peru, Argentina ou Bali.
Através da embaixa da Turquia em Portugal, arrancaram esta manhã para Istambul, de onde seguirão, de avião, para Hadana e depois, de carro, para Hatay.
Ali deverão permanecer até ao dia 18 de fevereiro. “Os cães são de busca e resgate de pessoas vivas, por isso só terá utilidade nesse curto período de tempo”, explica a mesma fonte.
Mais de 11.200 mortos
O balanço do sismo de segunda-feira na Turquia e na Síria ultrapassou os 11.200 mortos, de acordo com os números oficiais divulgados hoje.
Na Turquia, já foram registados 8.574 mortos, anunciou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ao visitar a cidade de Kahramanmaras, onde foi registado o epicentro do sismo.
Na Síria, um país em guerra, foram retirados 2.662 corpos dos escombros, mas os Capacetes Brancos (voluntários da proteção civil) nas áreas rebeldes disseram que há centenas de pessoas ainda sob os escombros de edifícios.
O sismo forte de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria.
Foi seguido de várias réplicas e de um novo terramoto de magnitude 7,5, que os especialistas disseram ter sido consequência do primeiro.
*Com Lusa
-
CávadoHá 2 dias
Autarca de Barcelos que ensina a caçar velutinas já espalhou 100 armadilhas e apanhou 13 ‘rainhas’
-
Alto MinhoHá 2 dias
Pás eólicas de toda a Europa vêm para o Minho para serem transformadas em mobiliário
-
GuimarãesHá 1 dia
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 1 dia
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias