Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés premiado a nível europeu

Por experiências inspiradoras face às alterações climáticas
Foto: DR

O Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés foi premiado pela Europarc, Federação da Natureza e dos Parques Nacionais da Europa, distinguindo experiências inspiradoras face às alterações climáticas, no Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés, que se encontra irmanado com o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A distinção tem por objetivo identificar, documentar e difundir os projetos e iniciativas que visem os grandes espaços naturais protegidos, como é o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés, maior da Galiza e único ligado a Portugal através do Minho.

No Dia Europeu dos Parques Naturais, o concelho de Lobios, que faz fronteira com Ponte da Barca e Terras de Bouro, recebeu a conselheira do meio ambiente câmbio climático, Ángeles Vázquez, sendo anfitriã a alcaldesa-presidenta, María del Carmen.

Ángeles Vázquez também visitou o Poço da Seima, com uma fervença de cerca de 15 metros de altura, formando uma piscina natural com as águas do rio Salas, que esteve sempre acompanhada pela autarca de Lobios, María del Carmen Yáñez Salgado.

A visita ao laboratório natural visou assinalar a recente atribuição do prémio, no XXII Congresso Europarc Espanha, que se celebrou em Sigüenza (Guadalaxara), iniciativa colocada em marcha pela Conselheria do Meio Ambiente e Cambio Climático, galardoada pela Fundação Fernando González Bernáldez e a Europarc na terceira edição do Prémio Experiências Inspiradoras.

O Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés foi declarado espaço natural protegido em 1993 e abarca case 29.400 hectares, entre a serra do Xurés e o vale do rio Limia, repartindo-se entre os concelhos de Bande, Lobeira, Entrimo, Lobios, Muíños e Calvos de Randín, fazendo fronteira com Portugal no Parque Nacional da Peneda-Gerês através de um parque transfronteiriço.

A zona galardoada integra a Reserva de Biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés, única galega de tais características, gerida entre a Junta da Galiza e o Norte de Portugal, impulsionando ações de cooperação transfronteiriça como a recente repovoação de terrenos galegos da reserva com pinheiros silvestres ou teixos de alto valor ecológico, oriundos dos viveiros contíguos ao Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, do Instituto Conservação da Natureza e das Florestas, o ICNF, na Vila do Gerês.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

6,5 hectares de painéis fotovoltaicos vão produzir energia para empresas em Melgaço

Próximo Artigo

Julgado de Paz de Terras de Bouro passa a mediar divórcios e questões laborais

Artigos Relacionados
x