Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

Parque Nacional Peneda Gerês está há um ano à espera de antena de comunicações

Antena facilitaria resgate de turistas perdidos

em

Foto: O MINHO

Ninguém sabe o que se passa com a não instalação de uma antena de telecomunicações em Leonte, Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional Peneda Gerês e que facilitaria o resgate de pessoas perdidas em plena serra.


O Governo aprovou em 2017, 11 medidas integradas no projeto-piloto para a prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais no PNPG e uma delas passava pela instalação de seis antenas, cinco estão no terreno mas a de Leonte nem vê-la.

O Presidente da Câmara de Terras de Bouro confirma esta situação e diz desconhecer em que pé está este processo. “O concelho aparece pelos piores motivos na abertura dos telejornais”, referindo-se às perdas de pessoas quando fazem os trilhos, “temos a solução encontrada, mas não há sinal da sua concretização”.

Manuel Tibo lembra que a antena será partilhada pelas três operadoras e espera que “na altura da época estival o problema esteja resolvido”, sob o risco de o resgate das pessoas continuar a ser muito difícil.

Segundo foi possível apurar, em causa está uma questão de energia para alimentar a antena. Ou se instalam painéis fotovoltaicos ou a energia terá que vir de Espanha ou da Vila do Gerês.

Confrontado com esta questão, Manuel Tibo confirma que “havia um problema com a energia, mas não sei em que ponto está essa situação porque não fomos informados de nada”.

Anúncio

Braga

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Terras de Bouro

Natalidade

em

Foto: Bombeiros de Terras de Bouro / Facebook

Um bebé nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro a caminho do Hospital de Braga.

O parto de Manuel, assim se chama o recém-nascido, foi assistido pelos bombeiros Paulo Sousa e Isac Carvalho.

Segundo os Bombeiros de Terras de Bouro, o parto ocorreu na semana passada.

Mãe e bebé estão bem, tendi sido transportados para o Hospital de Braga com o apoio da VMER.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Populares