Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

Parque Nacional Peneda Gerês está há um ano à espera de antena de comunicações

Antena facilitaria resgate de turistas perdidos

em

Foto: O MINHO

Ninguém sabe o que se passa com a não instalação de uma antena de telecomunicações em Leonte, Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional Peneda Gerês e que facilitaria o resgate de pessoas perdidas em plena serra.

O Governo aprovou em 2017, 11 medidas integradas no projeto-piloto para a prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais no PNPG e uma delas passava pela instalação de seis antenas, cinco estão no terreno mas a de Leonte nem vê-la.

O Presidente da Câmara de Terras de Bouro confirma esta situação e diz desconhecer em que pé está este processo. “O concelho aparece pelos piores motivos na abertura dos telejornais”, referindo-se às perdas de pessoas quando fazem os trilhos, “temos a solução encontrada, mas não há sinal da sua concretização”.

Manuel Tibo lembra que a antena será partilhada pelas três operadoras e espera que “na altura da época estival o problema esteja resolvido”, sob o risco de o resgate das pessoas continuar a ser muito difícil.

Segundo foi possível apurar, em causa está uma questão de energia para alimentar a antena. Ou se instalam painéis fotovoltaicos ou a energia terá que vir de Espanha ou da Vila do Gerês.

Confrontado com esta questão, Manuel Tibo confirma que “havia um problema com a energia, mas não sei em que ponto está essa situação porque não fomos informados de nada”.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares