Seguir o O MINHO

Braga

Parque de Campismo de Braga volta a bater recordes

em

O Parque de Campismo e Caravanismo de Braga atingiu números recordes no ano transacto, registando um aumento do número de campistas, de dormidas e, consequentemente, da receita, informou hoje a autarquia.

“Em comparação com o período homólogo de 2015, ano em que já tinha apresentado crescimentos consideráveis, bem acima da média nacional, este equipamento municipal continuou, em 2016, com a tendência de crescimento acentuado”, apontou.

Em 2016 deram entrada 8.175 campistas, mais 2.290 que no ano anterior, representando um crescimento de 38,92%. Do número total de campistas, 6.812 são provenientes do mercado externo e os restantes (1.363) são referentes ao mercado nacional.

Também em número de dormidas este equipamento registou um crescimento acima de 40%, com 16.385 dormidas, dado que representa mais 4.696 que em 2015. O mercado externo assume, mais uma vez, grande relevo com 13.391 dormidas e uma estadia média de 1.97 dias por pessoa. Do mercado interno resultaram 3.194 dormidas, com a estadia média diária a situar-se em 2.35 por pessoa. Globalmente, a estadia média diária situou-se nos 2.01 por pessoa, tendo subido em relação a 2015, ano cuja média se situou em 1.99.

Desta forma, o mercado francês foi o que registou maior afluência com 3.371 campistas, seguido de Portugal (1.363), Espanha (1.197), Holanda (578), Alemanha (437), sendo que os restantes (1.229) são provenientes de outros mercados. Em termos de dormidas, 6.788 são referentes a campistas franceses, 3.194 portugueses, 2.603 provenientes da vizinha Espanha, 1.021 da Holanda, 617 da Alemanha, e 2.162 de outros países.

em termos da receita, o ano de 2016 regista um aumento de 53,02%, com os valores a atingirem os 91.635,39€ (mais 31.748,42€ que em 2015). Todos estes números colocam o Parque de Campismo e Caravanismo de Braga muito acima da média Nacional e NUT II – Norte, nas entradas e dormidas, segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Parque de Campismo de Braga

Parque de Campismo de Braga

“Para 2017, o objectivo é continuar na senda deste crescimento, uma vez que já existem várias reservas confirmadas e outras em via de confirmação com diversos operadores turísticos”, diz o município liderado pelo social-democrata Ricardo Rio.

“Recorde-se que o actual executivo municipal tem vindo a dotar este equipamento de melhores infra-estruturas e apostado na sua divulgação e integração em redes de promoção nacionais e internacionais, de forma a potenciar ao máximo a sua ocupação”, acrescenta .

Ao longo deste mandato foram efectuadas várias intervenções de melhoria no Parque, nomeadamente a reabilitação da recepção e reformulação do espaço mobiliário, numa nova disposição de acolhimento aos campistas. Apostou-se na requalificação dos blocos sanitários e na criação de unidade WC para mobilidade reduzida; na ampliação espaço para caravanas/autocaravanas; na introdução de gradeamento anti-intrusão na confluência do portão de acesso ao Estádio 1º de Maio; na colocação de churrasqueiras e mesas de madeira; na instalação do sistema de protecção contra incêndios; na instalação do WI-FI gratuito, em toda a área do Parque e Piscina da Ponte; na contratualização de serviços de segurança, através de vídeo vigilância e intrusão e a limpeza florestal da área envolvente contigua ao Parque de Exposições, entre outros pequenos melhoramentos”, explica.

“Também os serviços administrativos foram modernizados, com a introdução de um novo regulamento interno; o apetrechamento dos serviços com novo material de informática; a reformulação da tabela de taxas, com abordagens diferenciadas para os utilizadores do Parque, e a implementação de novas metodologias de estudo, na análise e diagnóstico dos dados dos utilizadores na procura de disponibilizar uma melhor oferta”, conclui.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares