Parlamento adia audição da Liga de Clubes sobre manifestações de racismo

Assembleia da República
Parlamento adia audição da liga de clubes sobre manifestações de racismo
Foto: ligaportugal.pt / DR

A audição da Liga de Clubes na Assembleia da República, a propósito das manifestações de racismo em recintos desportivos, foi hoje adiada para data a definir, confirmou à Lusa fonte da entidade responsável pela Liga de futebol.

De acordo com uma nota entretanto publicada no seu sítio oficial, o organismo liderado por Pedro Proença avança que “permanece totalmente disponível para marcar a audição solicitada assim que seja possível para todas as entidades”.

Era esperada a presença do presidente da Liga na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias – em conjunto com a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto – para explicar as medidas práticas adotadas com vista à prevenção e dissuasão do racismo e de outros comportamentos criminosos, na sequência do “caso Marega” no jogo Vitória SC-FC Porto, em 16 de fevereiro.

O avançado do FC Porto recusou-se a permanecer em jogo e abandonou o campo, ao minuto 71, após ter sido alvo de insultos racistas por parte dos adeptos do clube vimaranense, numa altura em que os “dragões” venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro da 21.ª jornada da liga.

Vários jogadores de ambas as equipas tentaram demovê-lo, mas Marega, que já alinhou no Vitória e tinha marcado o segundo golo dos “azuis e brancos”, mostrou-se irredutível e foi substituído por Manafá, depois de o jogo ter estado interrompido cerca de cinco minutos.

A sessão desta tarde com o presidente da Liga havia sido requerida pelos grupos parlamentares do Partido Comunista Português e do Bloco de Esquerda, depois de já também terem sido ouvidos recentemente sobre este tema na mesma comissão o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Morreu oliveira e costa, antigo presidente do bpn

Morreu Oliveira e Costa, antigo presidente do BPN

Próximo Artigo
Associação alerta que pescadores correm “risco de morte” no porto da póvoa de varzim

Associação alerta que pescadores correm “risco de morte” no porto da Póvoa de Varzim

Artigos Relacionados