Parece um tornado mas é uma nuvem-funil. Foi captada em Portugal

Na quarta-feira
Foto: André Neves / Grupo MeteoMira

Uma nuvem-funil foi fotografada na zona centro do país, na passada quarta-feira, durante a instabilidade que se abateu sobre Portugal durante quase todo o dia.

O momento foi registado por André Neves no distrito da Guarda, mas há outros registos a partir de Arraiolos, no Alentejo, e também testemunhos (sem registo fotográfico) a partir de Arcos de Valdevez.

Nuvem-funil em Arraiolos. Foto: Grupo MeteoMira

De acordo com o glossário da American Meteorology Society, entidade certificada nos Estados Unidos que explica os fenómenos da meteorologia, uma nuvem-funil, como o nome indica, é uma “nuvem em forma de funil, tipicamente condensada” que se estende “a partir de uma nuvem cumuliforme, associada a uma coluna de ar rotativa”.

Essa coluna (um vórtice) pode chegar a entrar em contacto com a superfície, e caso a rotação seja violenta, o vórtice transforma-se num tornado.

“As nuvens em forma de funil podem ocorrer através de uma variedade de processos associados à convecção. Por exemplo, pequenas nuvens em forma de funil são raramente vistas estendendo-se a partir de pequenas nuvens cúmulos em dissipação, em ambientes com significativo cisalhamento vertical do vento na camada que contém a nuvem”, explicam, o que poderá indicar o que sucedeu em Portugal.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x